Cerca de 11 mil pessoas, entre permissionários e ambulantes ( sem ponto fixo), fazem ocomércio formal de Belém. Por conta da falta de regularização desses trabalhadores, nos últimos anos a Prefeitura de Belém deixou de arrecadar mais de R$ 11 milhões com a falta de pagamento das taxas anuais pelos comerciantes.
Para resolver esse problema e incentivar o recadastramento desses trabalhadores, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon), está facilitando o pagamento de dívidas antigas para que esses comerciantes possam se regularizar junto ao órgão. Agora, eles têm a possibilidade de parcelar débitos atrasados em até dez vezes, para que possam receber o alvará definitivo.
Ao fazer a regularização, o comerciante receberá, além do alvará de funcionamento, o crachá de identificação. Com a atualização desses dados, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico poderá garantir aos trabalhadores todos os direitos garantidos por lei e as instruções normativas que regem o comércio dos ambulantes e permissionários de Belém.
“A partir do momento no qual teremos o diagnóstico da realidade dos trabalhadores, com esses recursos entrando em caixa, a Prefeitura de Belém irá conseguir devolver esse valor arrecadado em forma de benefícios para eles, com obras e melhorias nas feiras e mercados de nossa cidade”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cunha.
Para motivar os trabalhadores a obterem suas regularizações e tornar transparente a comunicação com eles, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico iniciou, no início do ano, visitas frequentes às feiras e mercados de Belém, para ouvir as necessidades dos trabalhadores e os conscientizar sobre a importância do recadastramento. A meta é vistoriar todas as 52 feiras e mercados oficiais da capital paraense, até o final de março.
“Nessas visitas, deixamos bem claro que não permitimos trabalho à margem da lei. Nossas principais orientações aos comerciantes são: fazer o recadastramento e não permitir ser chantageado por fiscais”, reforçou André Cunha. O ambulante ou permissionário que for vítima de tentativa ou extorsão por parte de fiscais pode fazer a denúncia diretamente na Sedcon.
Uma das metas da nova gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é buscar o aperfeiçoamento e humanização de seus fiscais e funcionários, através de treinamentos.
Desde que iniciou o chamamento para o recadastramento dos feirantes, durante as visitas às feiras e mercados, a Sedcon já atualizou a situação de 230 trabalhadores.
O horário de atendimento ao público, e para a regularização dos trabalhadores, é de 8h às 14h. A Sedcon fica na Av.Dr.Freitas, 2272.
Os sonhos são um dos fenômenos mais intrigantes da mente humana. Enquanto a maioria das…
Se você já passou por aquele momento embaraçoso em que seu estômago começa a fazer…
O arroz carreteiro é um prato tradicional da culinária brasileira, originado dos tropeiros e carreteiros…
Coletivos indígenas e marajoaras, estilistas locais, novos criativos, além de estudantes de Moda e de…
O Ministério da Saúde concluiu mais uma semana da Caravana da Saúde, que percorreu 27…
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Presidente da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS, COOPERURAIM, inscrita sob…
This website uses cookies.