A Prefeitura de Belém está prestes a instituir o Comitê Municipal de Educação Ambiental, uma iniciativa voltada para ampliar as ações de sustentabilidade nas escolas e em todas as regiões da capital paraense. A proposta do decreto está atualmente em análise, contando com a participação das secretarias municipais de Educação (Semec), Meio Ambiente (Semma) e Saneamento (Sesan), além da Funbosque, Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, Universidade Federal do Pará (UFPA) e cooperativas de catadores.
A Semec tem um prazo de dez dias para enviar a minuta do decreto aos trâmites jurídicos na Procuradoria-Geral do Município (PGM). Após essa etapa, o documento seguirá para a assinatura do prefeito Edmilson Rodrigues.
“A Prefeitura de Belém reafirma seu compromisso com uma educação pública de qualidade que também promove a preservação ambiental. Somente através da educação podemos combater a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, promover a inclusão socioeducativa e alcançar o desenvolvimento sustentável”, ressalta Márcia Bittencourt, professora da UFPA e coordenadora do grupo responsável pela proposta.