Lazer

Prefeitura de Belém construirá o Plano Municipal de Mudanças Climáticas

A Prefeitura de Belém viabilizará a elaboração do Plano Municipal de Mudanças Climáticas com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Será realizada uma consultoria, processo de sensibilização da sociedade e plenárias nos distritos, tudo culminando na  Conferência Municipal sobre o Clima, prevista para 2024.

O Plano Municipal de Mudanças Climáticas apontará soluções a nível municipal para problemas ocasionados pelas ações do clima  na cidade, levando em consideração que a capital paraense será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), em 2025, maior evento sobre meio ambiente e mudanças climáticas do mundo.

“O Plano de Mudanças Climáticas é o plano final de como estas mudanças serão enfrentadas. O Fórum será um dos balizadores de informações a este Plano, que utilizará diversas informações, como o Balanço de Carbono de nossa cidade, que está em plena execução. Outras informações serão catalogadas, e, ao fim dos trabalhos, Belém realizará a grande Conferência de Mudanças Climáticas, expondo à toda sociedade os resultados finais”, explica o assessor especial da Prefeitura de Belém para a organização COP-30, Sérgio Brazão.

Fórum de Mudanças Climáticas

Segundo o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, “é obrigação da gestão desenvolver um plano que nos permita contribuir com a diminuição dos gases que ocasionam o aquecimento global”. O prefeito especificou, que o plano será montado dentro do  Fórum de Mudanças Climáticas de Belém, instituído por decreto municipal em julho deste ano.

“Esse plano vai estabelecer metas e objetivos mensuráveis. A ideia da Prefeitura de Belém não é fazer um documento frio, feito por uma consultoria. Será um documento participativo. Nós queremos ouvir a população, ouvir a sociedade civil, antes de definirmos as metas, que serão enviadas como Projeto de Lei à Câmara Municipal”, pontua o coordenador do Comitê Municipal para COP-30, Luiz Araújo.

Após a liberação do recurso do financiamento, a Secretaria Municipal de Gestão do Planejamento (Segep), será a responsável por administrar o desenvolvimento do estudo.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

10 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

10 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

11 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

11 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

12 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

23 horas ago

This website uses cookies.