Saúde

Prefeitura de Belém Capacita Novos Agentes de Combate a Endemias

 

Wagner Santos, 38 anos, e Suania Sousa, 30 anos, estão aproveitando esta semana para aprimorar seus conhecimentos sobre as atividades que irão desempenhar como Agentes de Combate a Endemias (ACEs) na Prefeitura de Belém. Os 295 novos ACEs contratados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estão participando de uma semana de capacitação teórica desde segunda-feira, 1º de abril, como parte do processo de integração desses novos servidores municipais.

No auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnológicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa), os agentes estão recebendo informações sobre o funcionamento da Sesma e adquirindo conhecimento sobre as principais doenças endêmicas da região amazônica e seus vetores.

Wagner Santos, familiarizado com o trabalho devido à experiência de sua esposa na área, vê esta oportunidade como uma forma de contribuir para sua comunidade. “Estou ansioso para começar o trabalho de campo. Chegou a minha vez de realizar esse trabalho, que já faz parte da minha família”, compartilha ele, entusiasmado com a oportunidade de aplicar seus conhecimentos no combate às endemias.

Suania Sousa, bióloga e doutoranda na área, também está animada com a oportunidade. “Esta é uma oportunidade de trabalho que se aproxima da minha área e uma forma de começar minha carreira profissional”, diz ela, destacando a importância de aprender e contribuir para a prevenção e controle das doenças endêmicas.

Os novos agentes estão sendo capacitados para atuar nos programas municipais de Combate à Dengue, Chikungunya, Febre Amarela, Malária, Esquistossomose e Entomologia. Alberto Rodrigues, chefe da Divisão de Controle de Endemias da Sesma, ressalta que, devido ao aumento do número de casos de dengue no país, os novos servidores serão inicialmente designados para reforçar as equipes de combate à dengue na cidade.

Após a semana de capacitação teórica, os ACEs passarão por treinamento prático nos oito distritos de Belém onde irão atuar. A previsão é de que comecem o trabalho de campo a partir de 15 de abril, contribuindo para a prevenção e controle das endemias na região.

Recent Posts

Novas pontes sobre o Tocantins transformam Marabá até 2027

As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…

2 horas ago

Obras da COP30 em Belém avançam e ganham aval do BNDES

A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…

3 horas ago

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

6 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

This website uses cookies.