Lazer

Prefeitura de Belém apresenta em Brasília grandes obras que transformam e já preparam para a COP-30

Com o objetivo de captar recursos e parceiros para a execução de obras e projetos na capital paraense em preparação para a COP-30, evento das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, que será realizado na capital paraense em novembro de 2025, a Prefeitura de Belém esteve nesta quinta-feira, 20, em eventos e reuniões em Brasília junto ao governo federal e organização internacional.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e técnicos da Prefeitura de Belém, participaram pela manhã da abertura do evento Cidade Presente, um seminário organizado pelo Ministério das Cidades (MCid), em parceria com a Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional (GIZ) que realizou um debate qualificado sobre 12 projetos selecionados pela GIZ em alguns municípios brasileiros.

Urbanização – Em Belém, dois projetos foram selecionados pela instituição, a urbanização da Bacia do Mata Fome e da Bacia do Paracuri, que  buscam realizar macrodrenagem, saneamento básico e habitação dgna para a população que vive ao entorno dessas bacias.

“A GIZ  se compromete em dar o aporte financeiro e técnico necessário para a elaboração do projeto executivo, que vai viabilizar, portanto, o início das obras. E nesse processo, também será discutido um financiamento do Ministério das Cidades e da União Europeia”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.

Fomento ao turismo local

Pela tarde, o prefeito de Belém se reuniu com o ministro do Turismo, Celso Sabino, para debater dois projetos, que podem ganhar aporte financeiro do ministério na captal paraense. Um deles é a obra de reforma e requalificação do Mercado de São Brás e o outro a construção do Parque Verequete no bairro da Condor.

Também foi debatida na reunião a capacitação de mão de obra qualificada em turismo na cidade com o intuito de melhor receber os visitantes que vierem para a  Belém durante a COP-30.

Tecnologia e sustenbilidade

Finalizando a agenda oficial em Brasília, o prefeito Edmilson Rodrigues participou de reunião na sede do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com a titular da pasta, Luciana Santos. No encontro foi debatido como será a implantação em Belém da segunda fase do projeto City Inovação, que objetiva trazer inovação e tecnologia para a cidade com uma ideia voltada para a sustentabilidade.  Fomentar a bioeconomia na ilha do Combu e a implantação de mais corredores verdes são os dois objetivos iniciais do projeto na capital do Pará.

Texto: Fabricio Lopes

Recent Posts

Novas pontes sobre o Tocantins transformam Marabá até 2027

As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…

57 minutos ago

Obras da COP30 em Belém avançam e ganham aval do BNDES

A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…

2 horas ago

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

5 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

This website uses cookies.