Sem Descrição
Durante as férias, com dias ensolarados e praias cheias, empinar pipas é uma atividade popular entre crianças e adultos. No entanto, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), lançou o projeto “Férias sem Cerol” para conscientizar a população sobre os perigos das linhas com cerol. O projeto, liderado pela equipe de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Dant) do Departamento de Vigilância em Saúde (Devs), estará na Praia do Amor, em Outeiro, nos dias 20 e 21 de julho, das 8h às 12h.
Rosa Helena Monteiro, coordenadora do Dant, explica que o projeto visa alertar sobre os riscos associados ao uso de linhas com cerol, também conhecidas como linhas chilenas, cuja venda é proibida. “O cerol pode causar acidentes graves e até fatais, especialmente para ciclistas e motociclistas,” destaca Rosa Helena. Durante as férias, há um aumento nos acidentes devido à venda irregular dessas linhas, principalmente nas áreas periféricas.
As atividades do projeto começaram no fim de semana anterior, dias 13 e 14 de julho, em Cotijuba. Os servidores distribuem materiais educativos, orientam crianças e pais, e fornecem pipas e linhas de algodão. No sábado de manhã, também há inscrições para um concurso de pipas, que ocorre no domingo.
O concurso, que promove o uso de linhas seguras, premia os participantes que conseguem colocar a pipa no ar mais rapidamente, cortar e aparar outra pipa primeiro, e manter a pipa no ar por mais tempo. Os três melhores recebem medalhas. “A adesão dos veranistas foi excelente, mostrando que é possível se divertir sem colocar ninguém em perigo,” ressalta Rosa Helena.
Além de alertar sobre os riscos do cerol, o projeto orienta sobre os melhores locais para empinar pipas, recomendando áreas longe de redes elétricas, em dias com bom tempo, e sempre prestando atenção ao chão para evitar acidentes.
Local: Praia do Amor, Outeiro
Data: 20 e 21 de julho
Horário: 8h às 12h
Local: Praia do Farol, Mosqueiro
Data: 27 e 28 de julho
Horário: 8h às 12h
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.