Prefeitos Debatem Políticas Sustentáveis em Reunião do Conama


O vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos na Região Norte e prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da 142ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) em Brasília na última quarta-feira, 12. O evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e reuniu empresários e representantes da sociedade civil para discutir políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao combate à crise climática nas cidades brasileiras.

Entre os tópicos debatidos estavam a Agenda Nacional do Meio Ambiente, uma proposta de recomendação do Conama para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul sobre o Pantanal, e uma proposta de resolução sobre manejo sustentável da caatinga. Além disso, discutiu-se a alteração da resolução nº 491/2018, que trata dos padrões de qualidade do ar.

“É uma honra representar a Frente Nacional de Prefeitos no Conama e debater com autoridades como a ministra Marina Silva, João Paulo Capobianco, Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, empresários e membros da sociedade civil sobre temas essenciais para o país. A crise climática exige um avanço real em direção ao desenvolvimento sustentável”, afirmou Edmilson Rodrigues.

O prefeito destacou a importância de discutir políticas públicas de desenvolvimento sustentável para os municípios. Ele mencionou um estudo realizado pela Prefeitura de Belém, com apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), que revelou que 73% dos gases de efeito estufa na cidade provêm do sistema de transporte público e privado.

“Um dos temas mais cruciais a ser debatido aqui é a qualidade do ar. Precisamos de uma resolução com força de lei que oriente os municípios brasileiros a controlarem a qualidade do ar, garantindo saúde e qualidade de vida por meio de políticas públicas e de desenvolvimento municipal sustentável”, explicou Edmilson.

Convite para Conferência

O prefeito de Belém anunciou que no próximo dia 29 de junho a cidade realizará a Conferência Municipal sobre Mudanças Climáticas. Durante a reunião do Conama, ele convidou os participantes a dialogarem sobre medidas necessárias para combater os efeitos das mudanças climáticas, especialmente na capital da COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025.