Geral

Polícia Científica do Pará Mobiliza mais de 100 Agentes na Operação Verão 2024

A Operação Verão 2024, conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), contará com a participação ativa da Polícia Científica do Pará (PCEPA). A iniciativa visa reforçar a segurança nas praias e balneários durante o mês de julho, período de férias escolares e início do verão amazônico.

Participação da Polícia Científica

A Polícia Científica estará de prontidão para atender às solicitações das polícias Civil e Militar, fornecendo laudos técnicos periciais conforme necessário. Para essa operação, foram mobilizados 112 servidores, incluindo peritos criminais, médicos-legistas, auxiliares técnicos de perícia, motoristas e remocistas. Eles contarão com o suporte de 14 viaturas.

Áreas de Atuação

As equipes estarão presentes nos principais destinos turísticos, como as praias de Salinópolis e Marudá (distrito de Marapanim), Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), Salvaterra (no Marajó), Cametá (no Baixo Tocantins) e Conceição do Araguaia (sul do Estado).

Tipos de Ocorrências

Os agentes atuarão em diversas situações, como casos de poluição sonora, especialmente em Salinópolis e Mosqueiro. Eles também realizarão exames necroscópicos e sexológicos, investigações de lesão corporal, análise de drogas de abuso, perícias veiculares, entre outras.

Operação 24 Horas

Durante a Operação Verão 2024, os servidores da Polícia Científica estarão disponíveis 24 horas por dia. O diretor-geral da Polícia Científica, perito criminal Celso Mascarenhas, destacou a importância dessa integração: “A PCEPA vai disponibilizar equipes e frotas veiculares para colaborar com os serviços, trabalhando de forma integrada com as forças de segurança pública, a fim de agilizar os processos, uma vez que os inquéritos instaurados precisam da prova técnica, fornecida pelos peritos criminais, para a resolução por parte da Polícia Civil”.

Continuidade dos Trabalhos

Mascarenhas garantiu que o efetivo destacado para a Operação Verão 2024 não comprometerá o trabalho regular das equipes na sede da instituição, unidades regionais e núcleos avançados: “O plano de participação de nossas equipes na Operação foi pensado para que os peritos continuem atendendo às demandas normalmente”.

A Operação Verão 2024 representa um esforço conjunto para garantir um período de lazer mais seguro para os habitantes e visitantes das regiões turísticas do Pará, destacando a importância da colaboração entre diferentes setores da segurança pública.

Recent Posts

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

2 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

Pará á destaque em seis finalistas no Prêmio Braztoa 2025

O Pará mais uma vez se destaca no cenário nacional do turismo sustentável. Seis iniciativas…

4 dias ago

Flor-de-lis vai além da beleza: 5 significados espirituais revelam como atrair proteção e força

Poucas flores carregam tanto mistério e simbolismo quanto a flor-de-lis. Ela não é apenas um…

4 dias ago

This website uses cookies.