Geral

Polícia Científica do Pará Mobiliza mais de 100 Agentes na Operação Verão 2024

A Operação Verão 2024, conduzida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), contará com a participação ativa da Polícia Científica do Pará (PCEPA). A iniciativa visa reforçar a segurança nas praias e balneários durante o mês de julho, período de férias escolares e início do verão amazônico.

Participação da Polícia Científica

A Polícia Científica estará de prontidão para atender às solicitações das polícias Civil e Militar, fornecendo laudos técnicos periciais conforme necessário. Para essa operação, foram mobilizados 112 servidores, incluindo peritos criminais, médicos-legistas, auxiliares técnicos de perícia, motoristas e remocistas. Eles contarão com o suporte de 14 viaturas.

Áreas de Atuação

As equipes estarão presentes nos principais destinos turísticos, como as praias de Salinópolis e Marudá (distrito de Marapanim), Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém), Salvaterra (no Marajó), Cametá (no Baixo Tocantins) e Conceição do Araguaia (sul do Estado).

Tipos de Ocorrências

Os agentes atuarão em diversas situações, como casos de poluição sonora, especialmente em Salinópolis e Mosqueiro. Eles também realizarão exames necroscópicos e sexológicos, investigações de lesão corporal, análise de drogas de abuso, perícias veiculares, entre outras.

Operação 24 Horas

Durante a Operação Verão 2024, os servidores da Polícia Científica estarão disponíveis 24 horas por dia. O diretor-geral da Polícia Científica, perito criminal Celso Mascarenhas, destacou a importância dessa integração: “A PCEPA vai disponibilizar equipes e frotas veiculares para colaborar com os serviços, trabalhando de forma integrada com as forças de segurança pública, a fim de agilizar os processos, uma vez que os inquéritos instaurados precisam da prova técnica, fornecida pelos peritos criminais, para a resolução por parte da Polícia Civil”.

Continuidade dos Trabalhos

Mascarenhas garantiu que o efetivo destacado para a Operação Verão 2024 não comprometerá o trabalho regular das equipes na sede da instituição, unidades regionais e núcleos avançados: “O plano de participação de nossas equipes na Operação foi pensado para que os peritos continuem atendendo às demandas normalmente”.

A Operação Verão 2024 representa um esforço conjunto para garantir um período de lazer mais seguro para os habitantes e visitantes das regiões turísticas do Pará, destacando a importância da colaboração entre diferentes setores da segurança pública.

Recent Posts

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

17 horas ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

1 dia ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

1 dia ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

1 dia ago

SuperNorte 2025 inicia sua 26ª edição de 7 a 9 de agosto no Hangar

O Encontro do Varejo com o Futuro: SuperNorte 2025 Ilumina Belém   Belém se prepara…

1 dia ago

Por que tantas pessoas queimam folha de louro nas sextas-feiras?

É só chegar o fim da semana para que uma cena se repita em muitos…

2 dias ago

This website uses cookies.