Geral

Plano ABC+ Pará vai capacitar servidores das Câmaras Técnicas que irão atuar junto aos produtores rurais paraenses

Por meio de uma parceria firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que contribuiu com as ações do Plano ABC+Pará, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário, com práticas agrícolas sustentáveis, no Pará, serão realizadas capacitações para técnicos e servidores que Compõem as Câmaras Técnicas, ligadas ao Comitê Gestor Estadual do Plano, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Câmaras Técnicas de Sistemas Integrados

Nos dias 8 e 9 de abril, representantes das Câmaras Técnicas de Sistemas Integrados; de Pecuária Sustentável; de Plantio Direto de Grãos, Hortaliças e Bioinsumos; e de Sistemas Irrigados, estiveram reunidos, de forma híbrida, para deliberar sobre as principais demandas de temáticas que poderão ser trabalhadas nas formações aos técnicos e servidores que irão auxiliar produtores rurais paraenses, ao longo da execução do Plano Estadual.

Conforme o coordenador do Plano ABC+ Pará, Tiago Catuxo, o encontro foi para ouvir e dialogar com as instituições para fechar um pacote de sugestões de capacitações que serão aprovadas na próxima reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano, a ocorrer em 6 de maio.

“Como as Câmaras Técnicas têm a função consultiva, a gente está consultando eles para saber quais as principais capacitações que a gente pode fazer para esses servidores, onde é que a gente pode focar os recursos e, assim, executar da melhor forma possível o Plano Estadual”, destaca Catuxo.

Entre as temáticas sugeridas estão:

I) Sistemas Agroflorestais (SAFs): Introdução, Planejamento e Manejo de Sistemas Agroflorestais;

II) Recuperação de pastagens degradadas na Amazônia e produção de carne e leite de baixo carbono;

III) Plantio direto de grãos e de hortaliças concentradas em técnicas e manejo sustentável;

IV) Bioinsumo na agricultura, produção e aplicação para uma agricultura sustentável;

V) Elaboração, implantação e avaliação de sistemas irrigados para fruticultura regional;

VI) elaboração de projeto para financiamento de sistemas irrigados no estado do Pará.

Ao longo da reunião, a empresa Agroicone, parceira da Sedap, responsável pela construção do Plano Estadual, apresentou aos integrantes da Câmara Técnica os resultados da 1ª etapa de implementação do Plano ABC+, que foram as oficinas realizadas entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 em: Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém.

Levantamento de ações

A empresa GIZ, parceira da Sedap na implementação do Plano ABC+, está fazendo um levantamento das ações que estão sendo realizadas pelas instituições que compõem as Câmaras Técnicas que apresentem transversalidade com diretrizes, metas e objetivos balizadores do Plano ABC+ Pará.

“O objetivo é que a gente consiga entender o que as outras secretarias, instituições e órgãos que participam do Comitê estão fazendo e que agregam às ações do ABC, como o Ideflor [Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará], por exemplo, que tem uma série de ações que precisam ser computadas, para que a gente consiga construir o melhor Plano de Ação possível”, explica Catuxo.

Plano de Ação

O Plano de Ação é a próxima etapa do Plano ABC+ Pará. A empresa Agroicone, responsável pela elaboração do Plano, tem até o mês de maio para finalizar. A meta é que seja um Plano conjunto que considere as aptidões de cada região de integração visitada na 1ª fase, com relação aos sistemas produtivos sustentáveis.

Diálogo com municípios

O representante da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Fabiano Cardoso, reforçou a necessidade de manutenção do diálogo institucional formalizado entre a Coordenação do Plano ABC+ Pará e os Secretários e Prefeitos de municípios paraenses que centralizam projetos e cadeias produtivas voltadas para o setor agrícola no estado.

“Gostaria de agradecer a vocês pelo trabalho! O estado do Pará é gigante e essas potencialidades têm que ser aproveitadas. Eu acho interessante a gente trazer os secretários de agricultura dos municípios para saber o que estão fazendo, repassar essas informações via Famep para eles e manter esse diálogo tão importante”, ressalta Fabiano.

Participantes da Reunião:

Célia Azevedo (Embrapa Amazônia Oriental); Kassya Oliveira (IDEFLOR-Bio); Ítalo Sampaio (SEDAP-PA); Tiago Catuxo (SEDAP-PA); Lidiane Maia (MAPA-PA); Otávio Durans (MAPA- PA); Jéssica Teixeira (Youx Group); Flávia Ribeiro (Youx Group); Saulo de Souza (CIFOR-ICRAF); Henrique Marques (CIFOR-ICRAF); Lais Sousa (IPAM); Rosirayna Remor (FAEPA); Tania Azevedo (CREA-PA); Andreia Rodrigues (SEAF); Diego Mendonça (Agroicone); Matiane Romeiro (Agroicone); Ana Ferreira (Agroicone); Fabiano Cardoso (FAMEP); Caren Lameira (GIZ); Lucas Maciel (GIZ); Tiago Peniche (SEMAS-PA).

A próxima reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+ Pará será no dia 06 de maio, ocasião em que serão apresentadas e aprovadas as formações temáticas sugeridas pelas Câmaras Técnicas para capacitação dos servidores que irão auxiliar produtores rurais paraenses, ao longo da execução do Plano Estadual.

Plano ABC+

O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (Plano ABC+), faz parte de uma política nacional do Governo Federal e, para a implantação, devem ser criados Planos Estaduais que atendam as especificidades e metas regionais. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

2 dias ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

2 dias ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

2 dias ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

2 dias ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

2 dias ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.