Geral

Plano ABC+ Pará vai capacitar servidores das Câmaras Técnicas que irão atuar junto aos produtores rurais paraenses

Por meio de uma parceria firmada com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que contribuiu com as ações do Plano ABC+Pará, que busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor agropecuário, com práticas agrícolas sustentáveis, no Pará, serão realizadas capacitações para técnicos e servidores que Compõem as Câmaras Técnicas, ligadas ao Comitê Gestor Estadual do Plano, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Câmaras Técnicas de Sistemas Integrados

Nos dias 8 e 9 de abril, representantes das Câmaras Técnicas de Sistemas Integrados; de Pecuária Sustentável; de Plantio Direto de Grãos, Hortaliças e Bioinsumos; e de Sistemas Irrigados, estiveram reunidos, de forma híbrida, para deliberar sobre as principais demandas de temáticas que poderão ser trabalhadas nas formações aos técnicos e servidores que irão auxiliar produtores rurais paraenses, ao longo da execução do Plano Estadual.

Conforme o coordenador do Plano ABC+ Pará, Tiago Catuxo, o encontro foi para ouvir e dialogar com as instituições para fechar um pacote de sugestões de capacitações que serão aprovadas na próxima reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano, a ocorrer em 6 de maio.

“Como as Câmaras Técnicas têm a função consultiva, a gente está consultando eles para saber quais as principais capacitações que a gente pode fazer para esses servidores, onde é que a gente pode focar os recursos e, assim, executar da melhor forma possível o Plano Estadual”, destaca Catuxo.

Entre as temáticas sugeridas estão:

I) Sistemas Agroflorestais (SAFs): Introdução, Planejamento e Manejo de Sistemas Agroflorestais;

II) Recuperação de pastagens degradadas na Amazônia e produção de carne e leite de baixo carbono;

III) Plantio direto de grãos e de hortaliças concentradas em técnicas e manejo sustentável;

IV) Bioinsumo na agricultura, produção e aplicação para uma agricultura sustentável;

V) Elaboração, implantação e avaliação de sistemas irrigados para fruticultura regional;

VI) elaboração de projeto para financiamento de sistemas irrigados no estado do Pará.

Ao longo da reunião, a empresa Agroicone, parceira da Sedap, responsável pela construção do Plano Estadual, apresentou aos integrantes da Câmara Técnica os resultados da 1ª etapa de implementação do Plano ABC+, que foram as oficinas realizadas entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 em: Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém.

Levantamento de ações

A empresa GIZ, parceira da Sedap na implementação do Plano ABC+, está fazendo um levantamento das ações que estão sendo realizadas pelas instituições que compõem as Câmaras Técnicas que apresentem transversalidade com diretrizes, metas e objetivos balizadores do Plano ABC+ Pará.

“O objetivo é que a gente consiga entender o que as outras secretarias, instituições e órgãos que participam do Comitê estão fazendo e que agregam às ações do ABC, como o Ideflor [Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará], por exemplo, que tem uma série de ações que precisam ser computadas, para que a gente consiga construir o melhor Plano de Ação possível”, explica Catuxo.

Plano de Ação

O Plano de Ação é a próxima etapa do Plano ABC+ Pará. A empresa Agroicone, responsável pela elaboração do Plano, tem até o mês de maio para finalizar. A meta é que seja um Plano conjunto que considere as aptidões de cada região de integração visitada na 1ª fase, com relação aos sistemas produtivos sustentáveis.

Diálogo com municípios

O representante da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), Fabiano Cardoso, reforçou a necessidade de manutenção do diálogo institucional formalizado entre a Coordenação do Plano ABC+ Pará e os Secretários e Prefeitos de municípios paraenses que centralizam projetos e cadeias produtivas voltadas para o setor agrícola no estado.

“Gostaria de agradecer a vocês pelo trabalho! O estado do Pará é gigante e essas potencialidades têm que ser aproveitadas. Eu acho interessante a gente trazer os secretários de agricultura dos municípios para saber o que estão fazendo, repassar essas informações via Famep para eles e manter esse diálogo tão importante”, ressalta Fabiano.

Participantes da Reunião:

Célia Azevedo (Embrapa Amazônia Oriental); Kassya Oliveira (IDEFLOR-Bio); Ítalo Sampaio (SEDAP-PA); Tiago Catuxo (SEDAP-PA); Lidiane Maia (MAPA-PA); Otávio Durans (MAPA- PA); Jéssica Teixeira (Youx Group); Flávia Ribeiro (Youx Group); Saulo de Souza (CIFOR-ICRAF); Henrique Marques (CIFOR-ICRAF); Lais Sousa (IPAM); Rosirayna Remor (FAEPA); Tania Azevedo (CREA-PA); Andreia Rodrigues (SEAF); Diego Mendonça (Agroicone); Matiane Romeiro (Agroicone); Ana Ferreira (Agroicone); Fabiano Cardoso (FAMEP); Caren Lameira (GIZ); Lucas Maciel (GIZ); Tiago Peniche (SEMAS-PA).

A próxima reunião do Comitê Gestor Estadual do Plano ABC+ Pará será no dia 06 de maio, ocasião em que serão apresentadas e aprovadas as formações temáticas sugeridas pelas Câmaras Técnicas para capacitação dos servidores que irão auxiliar produtores rurais paraenses, ao longo da execução do Plano Estadual.

Plano ABC+

O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável (Plano ABC+), faz parte de uma política nacional do Governo Federal e, para a implantação, devem ser criados Planos Estaduais que atendam as especificidades e metas regionais. Para mais informações, acesse o site do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

News

Recent Posts

Pará recebe comitiva do Congo e da Indonésia interessada em estratégias de conservação da biodiversidade

A comitiva internacional formada por representantes da República do Congo e da Indonésia chegou ao…

8 horas ago

Minha Casa, Minha Vida: classe média pode contratar a partir de maio

Principal programa habitacional do país, o Minha Casa, Minha Vida foi oficialmente ampliado para a…

8 horas ago

Fórum debate políticas de bem-estar animal em Belém

A defesa e proteção dos animais foi o centro das discussões no Fórum Municipal de Debate…

8 horas ago

O Motivo Pelo Qual o Gatorade É Proibido em Alguns Países Europeus

Na maioria dos supermercados dos Estados Unidos, é comum encontrar uma seção inteira dedicada a…

8 horas ago

Como deixar suas panelas de inox brilhando e não passar vergonha com as visitas

Poucas coisas são tão desconfortáveis quanto abrir o armário da cozinha para pegar uma panela…

18 horas ago

Governo do Pará destaca avanços e legado para a população a 200 dias da COP 30

Faltando 200 dias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que…

1 dia ago

This website uses cookies.