Com Belém anunciada como sede da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025, o Ideflor-Bio está planejando ampliar e reforçar suas ações de proteção à biodiversidade em todo o Pará.
Crisomar Lobato, titular da DGBio, conduziu a reunião e avaliou o desempenho das atividades voltadas à manutenção da biodiversidade. Destacou-se a elaboração de estudos para a recategorização e criação de Unidades de Conservação (UCs) estaduais, como a Estação Ecológica do Mamuru, criada em setembro deste ano na região oeste do Pará.
Outra ação relevante foi a atualização da Lista das Espécies da Flora Ameaçada de Extinção do Pará, que não recebia atualização há 16 anos. O levantamento permitirá identificar quais espécies estão em risco e direcionar esforços para sua preservação e recuperação.
O Ideflor-Bio também conduz o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém, em parceria com a Fundação Lymington. Esta iniciativa busca reintroduzir e monitorar a ararajuba, uma espécie de ave ameaçada de extinção, contribuindo para sua preservação e repovoamento na região.
O Instituto também está atento ao Projeto de Apoio à Gestão e à Restauração Florestal da Terra Indígena Alto Rio Guamá. Em setembro deste ano, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ideflor-Bio, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento do Governo Francês (Cirad), para fortalecer organizações indígenas para atuarem na restauração florestal e na rede produtiva de mudas e sementes, a fim de consolidar a cadeia da bioeconomia no Pará.
Foram discutidas também ações de educação ambiental, como capacitação de profissionais e incentivo à pesquisa científica na área da biodiversidade. Todas essas ações visam a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, garantindo a preservação da rica biodiversidade do Pará.
Ao final do encontro, Crisomar Lobato ressaltou a importância dessas ações para a proteção da biodiversidade e destacou o compromisso do Ideflor-Bio em promover ações efetivas para a preservação ambiental. “Estamos empenhados em desenvolver projetos que conciliem o desenvolvimento socioeconômico com a conservação da nossa biodiversidade. Com a união de esforços, tenho certeza de que alcançaremos resultados significativos”, afirmou o diretor.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.