Na manhã de quarta-feira, 28, uma reunião entre o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e o ministro conselheiro da Espanha, Álvaro Díaz Duque, colocou em pauta os projetos prioritários para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30) e as possíveis parcerias entre a Prefeitura de Belém e o Governo da Espanha.
Dois projetos já estão sob análise para receber apoio do governo espanhol: a macrodrenagem do canal Ariri Bolonha e o projeto Caminhos Fluviais. Além desses, foram apresentados outros projetos, como a reforma e requalificação do Ver-o-Peso, a requalificação urbana ambiental e paisagística no entorno do Igarapé São Joaquim, na bacia do Una, a duplicação da avenida Bernardo Sayão e a macrodrenagem da Bacia do Mata Fome. Este último projeto tem o potencial de beneficiar cem mil habitantes dos bairros do Tapanã, Pratinha, São Clemente e Parque Verde.
No encontro, o prefeito Edmilson Rodrigues também destacou o projeto de reforma e requalificação do Mercado de São Brás. Este projeto, atualmente em execução pela Prefeitura de Belém, foi inspirado na experiência espanhola de modernização dos mercados, preservando atividades tradicionais e adaptando espaços para novos usos.