Fonte: Agência Pará
A Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir), sob a liderança de Fernanda Paes, recebeu Kelson Vaz, secretário-adjunto de Desenvolvimento das Cidades do Amapá, para compartilhar informações sobre o Conselho Estadual das Cidades (ConCidades) e discutir projetos em andamento.
“Receber secretários de outros estados é uma honra e motivo de orgulho para o Pará. Este momento mostra que o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan têm inspirado lideranças políticas de outros estados. A Amazônia está em destaque, e construir uma agenda conjunta com os outros estados da região é fundamental para garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirmou a secretária Fernanda Paes.
Durante a reunião, Fernanda Paes detalhou os projetos da Secir selecionados pelo Governo Federal através do novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que visam beneficiar municípios paraenses. “A equipe da Secretaria das Cidades trabalhou arduamente para ter projetos selecionados no Novo PAC. São obras de saneamento rural, mobilidade urbana, como os ônibus elétricos para Santarém, entre outros. O objetivo é sempre buscar recursos para melhorar as cidades paraenses,” explicou a titular da Secir.
Kelson Vaz, secretário-adjunto do Amapá, ressaltou a importância dos Conselhos Estaduais das Cidades, órgãos consultivos e deliberativos formados por representantes do poder público e sociedade civil. “Viemos cumprir agenda do Governo do Amapá em busca da troca de informações para o ConCidades. Estamos organizando as conferências municipais e a estadual em preparação para a grande conferência nacional, que será em agosto de 2025. A intenção é que o Pará contribua e colabore, mostrando como vem coordenando o conselho e se preparando,” destacou Vaz, que também é secretário executivo do ConCidades do Amapá.
Bruno Pereira Aarão, Secretário Executivo do ConCidades do Pará, enfatizou como o intercâmbio de informações pode aprimorar o trabalho desenvolvido pelos conselhos no Pará e Amapá. “Na reunião de hoje, começamos a construir um acordo para trocar informações técnicas, projetos e experiências sobre o Conselho Estadual das Cidades, tecnologias para habitações palafíticas e propostas para auxiliar nos desafios da gestão de resíduos sólidos. Além disso, iremos construir uma agenda com o propósito de aumentar o nível de diagnósticos dos municípios do Amapá e do Pará,” concluiu.
Este intercâmbio reflete o compromisso de ambos os estados em fortalecer a colaboração regional, promovendo políticas que visam o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas comunidades amazônicas. A troca de conhecimentos e experiências entre Pará e Amapá promete trazer avanços significativos para a gestão urbana e a integração regional na Amazônia.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.