Geral

Pará quer ampliar participação das editoras das Imprensas Oficiais em bienais e feiras


Garantir a participação das Imprensas Oficiais em bienais, feiras e festas literárias do Brasil. Essa será a proposta da Imprensa Oficial do Pará a ser apresentada ao final da 71ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensa Oficiais, na tarde desta sexta-feira (21), no auditório Carrossel do Park Hotel, em Boa Viagem, Recife (PE).

Segundo o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, que representa o Pará, no evento, muitas Imprensas Oficiais já têm editoras que produzem e publicam livros e outros materiais gráficos e que podem otimizar a divulgação destes serviços e obras, garantindo a participação em feiras literárias do Brasil.

“Estas editoras geralmente publicam e divulgam obras relacionadas à cultura, história, legislação e temas relevantes para a administração pública, mas precisamos ampliar a divulgação, alcançando um público que geralmente está presente nestas feiras”, afirma o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves.

O representante da Imprensa Oficial do Pará toma como exemplo a participação da Editora Pública Dalcídio Jurandir que vem garantindo espaço em todas as feiras e festas literárias do Pará, ampliando o acesso às obras literárias paraenses publicadas pela Ioepa.

“Em 2023, garantimos a participação da Editora da Ioepa nas principais feiras, começando com o lançamento de 42 obras de autores paraenses na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, e depois seguimos para divulgar os livros publicados pela editora nos principais municípios paraenses, como Marabá, Santarém, Bragança, entre outros”.

Moisés Alves defende, contudo, a importância de avançar na divulgação dos escritores paraenses e de outros Estados para além da sua região, garantindo um espaço da associação nos principais eventos literários do Brasil.

Além da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, considerada uma das principais feiras literárias da região norte, cita a inclusão em bienais do Rio de Janeiro e São Paulo e Festa Literária Internacional de Paraty, considerada um dos eventos literários mais prestigiados do Brasil.

Também serão sugeridos participação das editoras da Imprensas Oficiais na Feira Literária de Ouro Preto, Festa Internacional de Pernambuco e na Feira do Livro de Porto Alegre.

A proposta será debatida, às 16h30, encerrando a programação de debates da 71ª Reunião da ABIO. O encontro teve início nesta quinta-feira (21), com a participação de representantes do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo e Brasília.

Em pauta, uma extensa programação com debates sobre temas estratégicos relacionados à atuação das Imprensas Oficiais no Brasil.


admin

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.