Geral

Pará quer ampliar participação das editoras das Imprensas Oficiais em bienais e feiras

Garantir a participação das Imprensas Oficiais em bienais, feiras e festas literárias do Brasil. Essa será a proposta da Imprensa Oficial do Pará a ser apresentada ao final da 71ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensa Oficiais, na tarde desta sexta-feira (21), no auditório Carrossel do Park Hotel, em Boa Viagem, Recife (PE).

Segundo o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, que representa o Pará, no evento, muitas Imprensas Oficiais já têm editoras que produzem e publicam livros e outros materiais gráficos e que podem otimizar a divulgação destes serviços e obras, garantindo a participação em feiras literárias do Brasil.

“Estas editoras geralmente publicam e divulgam obras relacionadas à cultura, história, legislação e temas relevantes para a administração pública, mas precisamos ampliar a divulgação, alcançando um público que geralmente está presente nestas feiras”, afirma o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves.

O representante da Imprensa Oficial do Pará toma como exemplo a participação da Editora Pública Dalcídio Jurandir que vem garantindo espaço em todas as feiras e festas literárias do Pará, ampliando o acesso às obras literárias paraenses publicadas pela Ioepa.

“Em 2023, garantimos a participação da Editora da Ioepa nas principais feiras, começando com o lançamento de 42 obras de autores paraenses na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, e depois seguimos para divulgar os livros publicados pela editora nos principais municípios paraenses, como Marabá, Santarém, Bragança, entre outros”.

Moisés Alves defende, contudo, a importância de avançar na divulgação dos escritores paraenses e de outros Estados para além da sua região, garantindo um espaço da associação nos principais eventos literários do Brasil.

Além da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, considerada uma das principais feiras literárias da região norte, cita a inclusão em bienais do Rio de Janeiro e São Paulo e Festa Literária Internacional de Paraty, considerada um dos eventos literários mais prestigiados do Brasil.

Também serão sugeridos participação das editoras da Imprensas Oficiais na Feira Literária de Ouro Preto, Festa Internacional de Pernambuco e na Feira do Livro de Porto Alegre.

A proposta será debatida, às 16h30, encerrando a programação de debates da 71ª Reunião da ABIO. O encontro teve início nesta quinta-feira (21), com a participação de representantes do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo e Brasília.

Em pauta, uma extensa programação com debates sobre temas estratégicos relacionados à atuação das Imprensas Oficiais no Brasil.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

7 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

8 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

8 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

9 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

9 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

20 horas ago

This website uses cookies.