Geral

Pará quer ampliar participação das editoras das Imprensas Oficiais em bienais e feiras

Garantir a participação das Imprensas Oficiais em bienais, feiras e festas literárias do Brasil. Essa será a proposta da Imprensa Oficial do Pará a ser apresentada ao final da 71ª Reunião da Associação Brasileira de Imprensa Oficiais, na tarde desta sexta-feira (21), no auditório Carrossel do Park Hotel, em Boa Viagem, Recife (PE).

Segundo o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, que representa o Pará, no evento, muitas Imprensas Oficiais já têm editoras que produzem e publicam livros e outros materiais gráficos e que podem otimizar a divulgação destes serviços e obras, garantindo a participação em feiras literárias do Brasil.

“Estas editoras geralmente publicam e divulgam obras relacionadas à cultura, história, legislação e temas relevantes para a administração pública, mas precisamos ampliar a divulgação, alcançando um público que geralmente está presente nestas feiras”, afirma o coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves.

O representante da Imprensa Oficial do Pará toma como exemplo a participação da Editora Pública Dalcídio Jurandir que vem garantindo espaço em todas as feiras e festas literárias do Pará, ampliando o acesso às obras literárias paraenses publicadas pela Ioepa.

“Em 2023, garantimos a participação da Editora da Ioepa nas principais feiras, começando com o lançamento de 42 obras de autores paraenses na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém, e depois seguimos para divulgar os livros publicados pela editora nos principais municípios paraenses, como Marabá, Santarém, Bragança, entre outros”.

Moisés Alves defende, contudo, a importância de avançar na divulgação dos escritores paraenses e de outros Estados para além da sua região, garantindo um espaço da associação nos principais eventos literários do Brasil.

Além da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, considerada uma das principais feiras literárias da região norte, cita a inclusão em bienais do Rio de Janeiro e São Paulo e Festa Literária Internacional de Paraty, considerada um dos eventos literários mais prestigiados do Brasil.

Também serão sugeridos participação das editoras da Imprensas Oficiais na Feira Literária de Ouro Preto, Festa Internacional de Pernambuco e na Feira do Livro de Porto Alegre.

A proposta será debatida, às 16h30, encerrando a programação de debates da 71ª Reunião da ABIO. O encontro teve início nesta quinta-feira (21), com a participação de representantes do Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Espirito Santo e Brasília.

Em pauta, uma extensa programação com debates sobre temas estratégicos relacionados à atuação das Imprensas Oficiais no Brasil.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.