Pará marca presença em feira de turismo na Alemanha

 

A ITB Berlim, uma das maiores feiras de turismo do mundo, teve início nesta semana na Messe Berlin, na Alemanha. A edição de 2024, que vai até 7 de março, espera atrair o mesmo número de participantes do ano passado, quando mais de 90 mil pessoas visitaram a feira. O estado do Pará está representado no evento pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em uma edição que reúne participantes e expositores de 165 países.

Com o tema “Pioneiro na Transição em Viagens e Turismo”, a conferência mais importante da indústria de viagens apresenta tendências globais, especialistas de destaque e exemplos atuais de melhores práticas. De 5 a 7 de março, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras, painéis de discussão, entrevistas com especialistas e receber prêmios em tópicos inovadores, como tecnologia de viagens, marketing e vendas, viagens futuras, turismo MICE, sustentabilidade, gestão de destinos, hospitalidade, responsabilidade social, viagens de negócios, futuro do trabalho e muito mais.

Em 2023, 158,5 mil alemães visitaram o Brasil, que é o 8º maior emissor global para o país. “O mercado alemão tem muito interesse em turismo de natureza, e por isso estamos na ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo, apresentando os produtos turísticos do segmento de natureza para despertar o interesse em conhecer o Pará e a Amazônia”, explica Allyson Neri, turismólogo da Coordenadoria de Marketing da Setur.

O Brasil é parceiro da feira desde sua primeira edição, realizada em 1966. Este ano, o estande brasileiro tem 300 m² e o Pará será um dos coexpositores no espaço promocional da Embratur. Os segmentos trabalhados durante os três dias de evento incluem: Natureza, Sol e Praia, Cultura, Luxo, Povos Indígenas e LGBTQIA+. Também estará disponível no espaço os óculos de realidade virtual “Amazônia Viva”, que apresentam as belezas da floresta aos visitantes.

O estado do Pará também promoverá um coquetel para autoridades na ITB, criado pelo chef Arturo Báez. “Muito frio, mas vamos aquecer o coração e o estômago com esse coquetel de 11 tempos, todo ele produzido com insumos amazônicos”, diz o chef. Entre as iguarias servidas estão coxinha de frango com jambu, pastel de vatapá paraense, focaccia amazônica com queijo, castanhas e geleia de cupuaçu, além de outras delícias.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, esteve presente na abertura da ITB Berlim. “Nossa presença na ITB, uma das mais importantes do setor de viagens do mundo, reafirma a relação de amizade entre os dois países e o trabalho contínuo de fortalecer e ampliar o fluxo turístico entre as duas nações. Estamos mostrando para o mundo o reposicionamento do Brasil com o presidente Lula, pautados nos pilares da sustentabilidade, da inovação e da sinergia. Vamos construir um turismo verde para um futuro mais promissor para todos”, disse o ministro.

A inteligência artificial, que pode ser uma solução fundamental para a escassez de trabalhadores qualificados no futuro, será um dos principais temas da Convenção ITB de Berlim. “A inteligência artificial tem um potencial incrível para a indústria. As viagens virtuais, por exemplo, oferecem a oportunidade de explorar lugares antecipadamente a partir de casa, o que também pode ajudar no planejamento da viagem”, afirma Deborah Rothe, diretora da ITB Berlim. “A ITB Berlin reflete a indústria e evolui com ela, mantendo o controle do tempo. Vemos o desenvolvimento e as mudanças como uma oportunidade para nos adaptarmos constantemente às necessidades dos nossos grupos-alvo”, conclui.