O Estado do Pará se destaca ao ser o único da região Norte selecionado para apresentar seu projeto no Seminário Internacional Biblioteca Viva, que será realizado em São Paulo de 10 a 12 de setembro. O Programa Leitura por Todo Pará, promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), foi um dos seis projetos nacionais escolhidos para expor suas práticas bem-sucedidas no evento.
Marinilde Barbosa, coordenadora do sistema estadual de bibliotecas públicas do Pará, será responsável por apresentar o Programa Leitura por Todo Pará e sua relevância para bibliotecas públicas, escolares, hospitalares e prisionais no estado. “É uma grande satisfação compartilhar o trabalho do ‘Leitura por Todo Pará’, especialmente o Edital de Cessão de Obras de autores paraenses. Esse edital visa suprir as bibliotecas públicas, escolares, prisionais e hospitalares com acervos de livros. Além da doação de livros, o programa oferece capacitações para os visitantes das bibliotecas e realiza atividades para o público infantil e juvenil”, afirma Marinilde Barbosa.
Em 2024, o Programa Leitura por Todo Pará distribuiu mais de 43 mil livros em todo o estado. A última entrega ocorreu durante a 27ª Feira Pan-amazônica de Livros e Multivozes, beneficiando 15 municípios com novos livros para suas bibliotecas.
O Programa Leitura por Todo Pará é uma iniciativa abrangente na área de literatura e bibliotecas, oferecendo ações como capacitação profissional para envolvidos com a leitura, workshops de mediação e contação de histórias, atividades lúdicas para crianças e jovens, além de circuitos de livros com escritores. O programa também promove a interação entre autores e leitores e realiza a cessão de acervos publicados por editoras paraenses para diversos tipos de bibliotecas.
Este programa representa o maior investimento em literatura paraense na história do estado. A FCP lançou o Edital de Chamamento Público nº 08/2022, que possibilita a cessão de livros de autores paraenses para bibliotecas do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), escolas da rede pública, instituições hospitalares e prisionais.
O Seminário Internacional Biblioteca Viva, criado em 2008, chega à sua 15ª edição como um dos principais eventos de bibliotecas na América Latina. Nesta edição, foram inscritas 113 experiências de 52 municípios em 12 estados e no Distrito Federal. Seis projetos foram selecionados para apresentações em painel e 12 para a sessão de pôsteres digitais, representando 19 municípios de seis estados brasileiros.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.