Nesta sexta-feira (21), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, participou do CNN Talks, evento promovido pela CNN Brasil em São Paulo. O encontro discutiu práticas sustentáveis e suas capacidades de promover inovação, eficiência e novas oportunidades de negócios. Durante o evento, foram destacados os avanços do Governo do Pará desde 2019, especialmente em relação à transformação econômica e ecológica, e os preparativos para a COP 30 na Amazônia.
No painel “A COP30 no Brasil”, Mauro O’de Almeida destacou a bioeconomia e a restauração florestal como pilares fundamentais para uma transição econômica sustentável. Ele enfatizou a importância de soluções baseadas na natureza para transformar a economia do estado. “A mudança vem da economia, e nós escolhemos a bioeconomia e a restauração florestal. Queremos apresentar na COP 30 um showcase perto da Região Metropolitana de Belém, mostrando ao mundo essa oportunidade econômica e transformadora”, afirmou.
Além do Plano Estadual de Bioeconomia, o secretário mencionou outras iniciativas estratégicas, como o Plano de Recuperação de Vegetação Nativa do Estado do Pará (PRVN-PA), o mercado de carbono através do Sistema Jurisdicional de REDD+, o Programa Regulariza Pará e o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Essas ações visam promover o desenvolvimento sustentável respeitando a natureza e as comunidades locais.
Em 2025, Belém sediará a COP 30, o maior evento mundial sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Mauro O’de Almeida destacou que essa é uma oportunidade única para apresentar ao mundo as iniciativas verdes do Pará, que preservam o meio ambiente e geram oportunidades econômicas através da bioeconomia. “A COP 30 será um momento de reflexão para que o mundo se atente às questões ambientais e climáticas, e para a necessidade de desenvolver a Amazônia de forma adequada, através de uma economia verde e infraestrutura sustentável”, disse.
O secretário enfatizou a importância de soluções baseadas na natureza para promover uma transformação econômica, social e ecológica no Pará e na Amazônia. “A solução vem pela economia. Escolhemos a bioeconomia e a restauração florestal como caminhos para essa nova economia, que valoriza a biodiversidade, os frutos, os alimentos e os cosméticos da floresta”, ressaltou.
Valter Correia, secretário Extraordinário para a COP 30 do governo federal, destacou o impacto positivo das obras preparatórias para a COP 30 em Belém e o legado que será deixado à população. Ele mencionou o desenvolvimento de infraestrutura turística, como o Parque da Cidade e a construção de hotéis em localizações estratégicas, que impulsionarão o turismo local. “Toda a área dos galpões do Porto Futuro II e do centro histórico próximo à Estação das Docas está sendo transformada, movimentando o turismo e trazendo benefícios duradouros para Belém”, afirmou.
O evento CNN Talks reforçou o compromisso do Pará com a sustentabilidade e a importância de preparar a região para receber a COP 30, promovendo uma economia verde e sustentável que beneficie tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.