Nesta sexta-feira (21), o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), Mauro O’de Almeida, participou do CNN Talks, evento promovido pela CNN Brasil em São Paulo. O encontro discutiu práticas sustentáveis e suas capacidades de promover inovação, eficiência e novas oportunidades de negócios. Durante o evento, foram destacados os avanços do Governo do Pará desde 2019, especialmente em relação à transformação econômica e ecológica, e os preparativos para a COP 30 na Amazônia.
No painel “A COP30 no Brasil”, Mauro O’de Almeida destacou a bioeconomia e a restauração florestal como pilares fundamentais para uma transição econômica sustentável. Ele enfatizou a importância de soluções baseadas na natureza para transformar a economia do estado. “A mudança vem da economia, e nós escolhemos a bioeconomia e a restauração florestal. Queremos apresentar na COP 30 um showcase perto da Região Metropolitana de Belém, mostrando ao mundo essa oportunidade econômica e transformadora”, afirmou.
Além do Plano Estadual de Bioeconomia, o secretário mencionou outras iniciativas estratégicas, como o Plano de Recuperação de Vegetação Nativa do Estado do Pará (PRVN-PA), o mercado de carbono através do Sistema Jurisdicional de REDD+, o Programa Regulariza Pará e o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Essas ações visam promover o desenvolvimento sustentável respeitando a natureza e as comunidades locais.
Em 2025, Belém sediará a COP 30, o maior evento mundial sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Mauro O’de Almeida destacou que essa é uma oportunidade única para apresentar ao mundo as iniciativas verdes do Pará, que preservam o meio ambiente e geram oportunidades econômicas através da bioeconomia. “A COP 30 será um momento de reflexão para que o mundo se atente às questões ambientais e climáticas, e para a necessidade de desenvolver a Amazônia de forma adequada, através de uma economia verde e infraestrutura sustentável”, disse.
O secretário enfatizou a importância de soluções baseadas na natureza para promover uma transformação econômica, social e ecológica no Pará e na Amazônia. “A solução vem pela economia. Escolhemos a bioeconomia e a restauração florestal como caminhos para essa nova economia, que valoriza a biodiversidade, os frutos, os alimentos e os cosméticos da floresta”, ressaltou.
Valter Correia, secretário Extraordinário para a COP 30 do governo federal, destacou o impacto positivo das obras preparatórias para a COP 30 em Belém e o legado que será deixado à população. Ele mencionou o desenvolvimento de infraestrutura turística, como o Parque da Cidade e a construção de hotéis em localizações estratégicas, que impulsionarão o turismo local. “Toda a área dos galpões do Porto Futuro II e do centro histórico próximo à Estação das Docas está sendo transformada, movimentando o turismo e trazendo benefícios duradouros para Belém”, afirmou.
O evento CNN Talks reforçou o compromisso do Pará com a sustentabilidade e a importância de preparar a região para receber a COP 30, promovendo uma economia verde e sustentável que beneficie tanto o meio ambiente quanto as comunidades locais.
É só chegar o fim da semana para que uma cena se repita em muitos…
O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, recebeu a Oficina Manejo de Sementes…
Na manhã desta terça-feira (29) a Prefeitura de Belém entregou mais de 350 boxes completamente revitalizados,…
Os trabalhadores com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terminaram de…
Tomar decisões difíceis nunca é fácil. Seja um dilema profissional, uma crise no relacionamento ou…
A cidade de Paragominas, conhecida por sua pujança no agronegócio, está prestes a sediar um…
This website uses cookies.