Geral

Pará anuncia nova área de preservação para árvores gigantes no festival global de combate à pobreza e ação climática

 

O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou no sábado (28) a criação do Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia (PAGAM), localizado em Almeirim, no oeste do estado. O anúncio foi feito em Nova York, durante o Global Citizen Festival 2024, um evento internacional que reúne líderes e artistas em prol de ações climáticas e combate à pobreza. Com essa nova área de preservação, o Pará amplia seu compromisso anterior, feito na edição de 2023 do festival, de criar um milhão de hectares de áreas protegidas, elevando a meta para 1,5 milhão de hectares. Até agora, o estado já alcançou metade desse objetivo.

Segundo o decreto assinado por Barbalho durante o evento, uma parte da Floresta Estadual Paru (Flota Paru) será transformada em Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral, com foco na preservação das icônicas Árvores Gigantes da Amazônia. A área protegida abrange um polígono de 560 mil hectares.

Preservação ecológica e desenvolvimento sustentável

O objetivo principal dessa nova área protegida é garantir a conservação de ecossistemas de alta relevância ecológica e beleza natural, permitindo a realização de pesquisas científicas, educação ambiental e ecoturismo. A criação do parque também deve impulsionar a economia local, especialmente no distrito de Monte Dourado e no município de Almeirim, por meio do ecoturismo e atividades ligadas à preservação ambiental.

Helder Barbalho já havia se comprometido em 2023 a expandir as áreas protegidas no estado do Pará em um milhão de hectares até a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), que será realizada em Belém em novembro de 2025. Na edição de 2024 do festival, o governador anunciou que o estado está cumprindo a meta ao criar mais 500 mil hectares de áreas protegidas, e ampliou a promessa para um total de 1,5 milhão de hectares.

“Daqui a um ano, o Pará sediará a COP30. Este é o momento de exigir ações ousadas dos líderes globais em prol da natureza, do clima e da Amazônia. No ano passado, prometi criar 1 milhão de hectares de novas áreas protegidas até 2025. Hoje, tenho orgulho de anunciar que já avançamos com 500 mil hectares, e estamos mais perto de atingir esse objetivo”, declarou Barbalho no evento.

O governador também anunciou o compromisso de reflorestar 200 mil hectares de terras indígenas, devolvendo essas áreas às suas comunidades tradicionais. “Estamos cumprindo nossa parte. Agora, é hora de o mundo seguir esse exemplo”, concluiu.

Impactos para a comunidade local

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), a nova Unidade de Conservação (UC) não apenas preservará as Árvores Gigantes da Amazônia, mas também trará benefícios para as comunidades locais. O ecoturismo deverá ser impulsionado, gerando novas oportunidades para empresas locais, como agências de turismo, hotéis, pousadas e restaurantes. Instituições de ensino e pesquisa também serão beneficiadas, com novas oportunidades de estudo e parcerias.

A gestão do Parque Ambiental ficará sob responsabilidade do Ideflor-Bio, que contará com o apoio de um Conselho Gestor formado por representantes da sociedade civil, entidades públicas e instituições de pesquisa.

Global Citizen Festival 2024

O Global Citizen Festival é um dos maiores eventos de mobilização social do mundo e ocorre anualmente no Central Park, em Nova York. O festival reúne líderes, artistas e cidadãos globais com o objetivo de promover o combate à pobreza extrema e ações em prol do clima. Este ano, o evento contou com a presença de diversas figuras internacionais, incluindo o DJ brasileiro Alok e artistas indígenas, além de shows de Lisa, Post Malone, Doja Cat e Rauw Alejandro.

Junto com o governador Helder Barbalho, estiveram presentes os secretários estaduais Raul Protázio Romão (Meio Ambiente), Puyr Tembé (Povos Indígenas) e Vera Oliveira (Comunicação), reforçando o compromisso do Pará com a preservação da Amazônia e com políticas climáticas inclusivas.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

13 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

13 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

14 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

14 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

15 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.