Lazer

Pará amplia presença no Mapa do Turismo Brasileiro

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) celebrou novos avanços no Programa de Regionalização do Turismo ao garantir a presença de mais cinco municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. Com as atualizações de fevereiro, o Estado passa a contar com 65 municípios reconhecidos oficialmente como destinos turísticos estruturados, ampliando as oportunidades para investimentos e fortalecimento da economia local.

Entre os municípios que tiveram sua renovação garantida no Mapa estão Altamira, na Região Turística do Xingu, e Tucuruí, na Região Turística do Lago de Tucuruí.

A permanência desses destinos no mapeamento demonstra a continuidade dos esforços para consolidar o turismo como motor de desenvolvimento econômico e social. As inclusões de Curuá (Região Turística Rio Amazonas), Mãe do Rio (Região Turística do Capim) e São Sebastião da Boa Vista (Região Turística das Florestas do Marajó) representam conquistas inéditas, fortalecendo o turismo em diferentes regiões.

Segundo o Secretário de turismo, Eduardo Costa, os destinos turísticos mais procurados do Pará, são: Belém, que vai receber a COP 30, Soure e Salvaterra, no Marajó; Salinópolis, banhada pelo Oceano Atlântico; e Santarém e Alter do Chão, no oeste paraense.

Esforço conjunto

O gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur e interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Hugo Almeida, destacou a importância dessa ampliação. “O sucesso da inclusão dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro é um reflexo direto do esforço conjunto entre a Setur e as prefeituras municipais. Isso demonstra que esses destinos estão organizados e aptos à captação de recursos do Ministério do Turismo para investimentos em infraestrutura urbana, eventos culturais, promoção do destino e capacitação profissional”, afirmou.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento fundamental para o planejamento do setor, servindo como referência à implementação de políticas públicas e investimentos estratégicos. Para integrar o Mapa, os municípios devem atender a requisitos estabelecidos pela Portaria nº 41, de 24 de novembro de 2021, do Ministério do Turismo, incluindo a existência de um órgão municipal de turismo, dotação orçamentária destinada ao setor, prestadores de serviços incluídos do Cadastur e um Conselho Municipal de Turismo ativo.

Apoio

A Setur, por meio do Programa Estadual de Apoio à Gestão Municipal, presta assessoria técnica para garantir que os municípios atendam a todos os critérios necessários. A Secretaria também acompanha o processo de análise e aprovação dos registros, que são posteriormente enviados ao Ministério do Turismo para certificação. O registro no Mapa tem validade de um ano e pode ser renovado continuamente.

Para garantir a qualificação dos municípios no setor turístico, a Setur promove ainda ações contínuas de capacitação, como os Seminários de Regionalização do Turismo, que sensibilizam gestores municipais e fortalecem a governança turística local.

Com a ampliação da presença paraense no Mapa do Turismo Brasileiro, o Estado reafirma seu compromisso em estruturar e promover seus destinos, gerando desenvolvimento econômico e novas oportunidades para as comunidades envolvidas no setor.

A atualização periódica do Mapa do Turismo Brasileiro possibilita que os municípios progridam em suas categorias, incentivando melhorias constantes em infraestrutura, atrativos e governança. A Setur oferece assessoramento técnico e valida os registros no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), garantindo a inclusão e certificação dos municípios junto ao Ministério do Turismo.

Esse avanço reforça o papel estratégico do turismo no Pará, promovendo crescimento sustentável e valorizando as identidades regionais, além de posicionar o Estado como um dos grandes destinos turísticos do Brasil.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

4 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

4 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

4 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

5 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

5 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

17 horas ago

This website uses cookies.