Geral

Pará adere ao Programa ‘Acredita no Primeiro Passo’ em parceria com o Governo Federal


 

Nesta segunda-feira (19), o governador Helder Barbalho e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, formalizaram a adesão do Pará ao programa “Acredita no Primeiro Passo”, uma iniciativa do Governo Federal. Durante a cerimônia, realizada no Palácio dos Despachos, em Belém, foram assinados os primeiros contratos com beneficiários paraenses do Cadastro Único (CadÚnico), que agora integram o programa.

O “Acredita no Primeiro Passo” tem como objetivo combater a exclusão social e promover o aumento da renda, valorizando o trabalho e as habilidades empreendedoras dos inscritos no CadÚnico. Além do financiamento, o programa oferece qualificação e consultoria para empreendedores, facilitando o acesso ao crédito e impulsionando o desenvolvimento econômico.

O governador Helder Barbalho destacou a importância do programa para o Pará, que conta com mais de 5 milhões de pessoas registradas no CadÚnico. “Esta é uma iniciativa crucial para apoiar a parcela mais vulnerável da sociedade, priorizando políticas públicas para aqueles que mais necessitam”, afirmou. Ele também ressaltou o impacto positivo que o fortalecimento do empreendedorismo e o acesso facilitado ao crédito têm no desenvolvimento pessoal e familiar.

O ministro Wellington Dias enfatizou o papel do programa na geração de renda e no apoio aos pequenos empreendedores, oferecendo crédito com taxas de juros acessíveis e menos burocracia. “Estamos firmando uma parceria que vai além da geração de empregos, apostando no empreendedorismo rural e urbano”, explicou o ministro. Ele destacou a criação de um fundo garantidor federal de R$ 3 bilhões, que assegura a execução do programa.

No Pará, o “Acredita no Primeiro Passo” conta com a parceria do Banco do Pará (Banpará) e do Banco da Amazônia (Basa). Os interessados em participar devem procurar essas instituições para obter mais informações. Ruth Mello, presidente do Banpará, enfatizou a importância do banco na iniciativa, destacando sua capilaridade e compromisso social em todas as regiões do estado.

Microempreendedores como Sheila Caldas e Reginaldo Costa, que agora fazem parte do programa, celebraram a oportunidade. Sheila destacou a importância da capacitação oferecida, enquanto Reginaldo comemorou a possibilidade de expandir seu negócio de vendas de confecções com a abertura de uma loja física.

Durante o evento, o Governo do Pará e o Basa também assinaram um protocolo de intenções voltado para o desenvolvimento sustentável. Além disso, foram simbolicamente apresentadas Carteiras de Trabalho de novos empregos gerados por programas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

2 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

2 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

2 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.