Nesta segunda-feira (19), o governador Helder Barbalho e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, formalizaram a adesão do Pará ao programa “Acredita no Primeiro Passo”, uma iniciativa do Governo Federal. Durante a cerimônia, realizada no Palácio dos Despachos, em Belém, foram assinados os primeiros contratos com beneficiários paraenses do Cadastro Único (CadÚnico), que agora integram o programa.
O “Acredita no Primeiro Passo” tem como objetivo combater a exclusão social e promover o aumento da renda, valorizando o trabalho e as habilidades empreendedoras dos inscritos no CadÚnico. Além do financiamento, o programa oferece qualificação e consultoria para empreendedores, facilitando o acesso ao crédito e impulsionando o desenvolvimento econômico.
O governador Helder Barbalho destacou a importância do programa para o Pará, que conta com mais de 5 milhões de pessoas registradas no CadÚnico. “Esta é uma iniciativa crucial para apoiar a parcela mais vulnerável da sociedade, priorizando políticas públicas para aqueles que mais necessitam”, afirmou. Ele também ressaltou o impacto positivo que o fortalecimento do empreendedorismo e o acesso facilitado ao crédito têm no desenvolvimento pessoal e familiar.
O ministro Wellington Dias enfatizou o papel do programa na geração de renda e no apoio aos pequenos empreendedores, oferecendo crédito com taxas de juros acessíveis e menos burocracia. “Estamos firmando uma parceria que vai além da geração de empregos, apostando no empreendedorismo rural e urbano”, explicou o ministro. Ele destacou a criação de um fundo garantidor federal de R$ 3 bilhões, que assegura a execução do programa.
No Pará, o “Acredita no Primeiro Passo” conta com a parceria do Banco do Pará (Banpará) e do Banco da Amazônia (Basa). Os interessados em participar devem procurar essas instituições para obter mais informações. Ruth Mello, presidente do Banpará, enfatizou a importância do banco na iniciativa, destacando sua capilaridade e compromisso social em todas as regiões do estado.
Microempreendedores como Sheila Caldas e Reginaldo Costa, que agora fazem parte do programa, celebraram a oportunidade. Sheila destacou a importância da capacitação oferecida, enquanto Reginaldo comemorou a possibilidade de expandir seu negócio de vendas de confecções com a abertura de uma loja física.
Durante o evento, o Governo do Pará e o Basa também assinaram um protocolo de intenções voltado para o desenvolvimento sustentável. Além disso, foram simbolicamente apresentadas Carteiras de Trabalho de novos empregos gerados por programas do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.