Geral

Papa Leão XIV concede Coroação Pontifícia à Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo (MG)

A imagem tricentenária de Nossa Senhora de Nazaré, entronizada no altar-mor da Matriz, em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, receberá a Coroação Pontifícia, concedida pelo Papa Leão XIV, no próximo dia 08 de setembro, com a celebração da Santa Missa festiva, às 19 horas, em honra a padroeira.

A cerimônia

A cerimônia será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que colocará a coroa sobre a Imagem, gesto que simboliza o reconhecimento oficial da Igreja à devoção secular do povo cachoeirense. Um momento histórico de fé e de devoção que será vivenciado pela comunidade católica.

Imagem: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

O pedido para a concessão desta honraria foi feito pelo pároco, Padre Harley Carlos de Carvalho Lima, em comunhão com toda a comunidade paroquial. Ao longo do processo, foram reunidos documentos, testemunhos e registros históricos que comprovaram a intensa fé, o carinho e a devoção que, há gerações, os fiéis dedicam à Mãe de Nazaré.

Honraria

Após a reunião de todo esse material e enviado para Roma, esta Igreja Particular celebra, com júbilo, o retorno do Vaticano em conceder esta honraria suprema à Mãe de Jesus.

Padre Harley ressalta que a devoção à Nossa Senhora de Nazaré é singular nestas terras ouro-pretanas. Ele evidencia que o povo cachoeirense, juntamente com as comunidades vizinhas, nutre um grande amor e veneração pela Virgem Santíssima, o qual tem a alegria de partilhar a experiência de fé e devoção.

“Diante de tantas histórias e belos gestos que testemunhamos como demonstração de amor à Santíssima Virgem Maria, surgiu a ideia de prestar esta homenagem a Nossa Senhora por meio do Santo Padre, o Papa Leão XIV. Toda a comunidade sentiu-se envolvida, abraçou com entusiasmo este pedido e a expectativa é grande para este momento tão aguardado. Em 1963, o Papa João XXIII concedeu a mesma honraria a Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG) e, agora, mais de 60 anos depois, este gesto se repete em nosso querido distrito de Cachoeira do Campo. Tenho rezado e agradecido a Deus por tantas bênçãos”, ressaltou Padre Harley.

Segundo ele, esta coroação enriquecerá ainda mais as celebrações do Ano Jubilar da Esperança, dos 280 anos de criação da Arquidiocese de Mariana e dos 315 anos de criação Canônica da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré.

Padre Harley destaca ainda que, em Cachoeira do Campo, este momento ficará marcado como um capítulo especial na caminhada de fé, unindo tradição, história e espiritualidade.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré

A imagem, uma preciosidade do barroco com mais de 300 anos, veio de Portugal no período colonial e permanece como um dos maiores tesouros artísticos e espirituais da comunidade de Cachoeira do Campo.

Por volta de 1680, o pioneiro habitante, Manoel de Mello, estabeleceu-se no distrito, portando consigo uma pequena imagem da Virgem de Nazaré de, aproximadamente, 40 cm de altura.

Provavelmente, em 1719, essa pequena imagem foi substituída por outra escultura portuguesa, em madeira talhada e policromada com 1,38 cm de altura, 55 cm de largura e 40 cm de profundidade, advinda da cidade de Braga, Portugal, sendo colocada no interior do Templo, que fora construído para ela.

Imagem: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

 

 

Tradição

Uma tradição oral peculiar e profundamente enraizada em Cachoeira do Campo narra a chegada dessa imagem como um fato inexplicável. A delegação que a transportava com destino a Morro Vermelho, distrito de Caeté ou Casa Branca, naquela época, fazendo uma pausa para descanso na atual Praça Filipe dos Santos, ao tentar retomar a jornada, os bois, que puxavam o carro com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, mostraram-se obstinados a não prosseguir a viagem.

Esse evento foi interpretado como um sinal divino, pois a parada ocorreu em frente ao templo que ostentava a mesma invocação à Santa de Nazaré. Assim, a imagem de maior porte permaneceu em Cachoeira do Campo, tomando o lugar da antiga e menor, perpetuando a convicção de que a própria Virgem escolheu a localidade como sua morada.

Portanto, afirma a tradição que não foi Cachoeira do Campo que a escolheu como Padroeira, mas ela própria e a paróquia preserva ambas as imagens como testemunhas dessa história singular.

Representação sacra

A figura de Nossa Senhora de Nazaré é descrita como uma representação sacra de uma jovem mulher, entronizada sobre um leito de nuvens. Sua cabeça se eleva com postura altiva, o olhar fixo adiante. Seus cabelos, em ondas suaves, deslizam pelas laterais, com as pontas repousando delicadamente sobre o ombro direito. O braço direito, dobrado à frente, exibe uma mão aberta em gesto de realeza.

O braço esquerdo, curvado em arco, sustenta o Menino Jesus, que repousa sobre o manto, sentado, com a cabeça erguida e voltada para a direita, ostentando cabelos curtos e castanhos. Seus braços estão levemente flexionados e abertos; a mão direita emana uma bênção, enquanto a outra permanece aberta.

Delicada e ao mesmo tempo imponente, a Imagem permanece abençoando os cachoeirenses ao longo dos séculos e, hoje, a Paróquia é uma das mais antigas de Ouro Preto e, em número de fiéis, está entre as maiores da Região Pastoral Mariana Norte.

Imagem: Arquivo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré

Coroação Pontifícia

A Coroação Pontifícia é um privilégio raro, concedido apenas às imagens pintadas ou esculpidas que, ao longo da história, tornaram-se sinais visíveis de graças e bênçãos para os fiéis.

Portanto, é uma cerimônia simbólica da Igreja Católica em que o Papa concede a coroa a uma imagem de Maria Santíssima que seja de grande devoção popular. Esse gesto solene reconhece a maternidade divina de Maria e expressa o amor e a gratidão da Igreja à Jesus.

Mas a cerimônia só acontece após a aprovação formal do Papa, que é oficializada pelo Decreto Papal, e a coroação é feita pelo (arce)bispo da (Arqui)diocese em que se encontra a imagem. Essa tradição, que tem suas raízes na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, é considerada um importante ato de fé e devoção.

Fonte: Arquidiocese de Mariana – MG

Recent Posts

Plano Safra: BNDES atinge R$ 10 bilhões de recursos aprovados

O Plano Safra 2025/2026 atingiu a marca de R$ 10 bilhões em aprovações de recursos…

42 minutos ago

Governador Helder Barbalho apresenta avanços nos preparativos para a COP30 durante reunião estratégica em SP

O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta quinta-feira (14), em São Paulo (SP), da…

1 hora ago

Uma Nova Era na Detecção de Alzheimer: Plataforma de Diagnóstico Ultrassensível do KRISS

Uma nova abordagem para a detecção de Alzheimer   O Instituto de Pesquisa de Padrões…

1 hora ago

Fórum de Boas Práticas para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco do Fórum de Boas Práticas para o…

2 horas ago

Hortelã abundante o ano todo com 4 segredos simples

Descubra 4 segredos simples para ter hortelã saudável e produtiva o ano inteiro, com folhas…

19 horas ago

Maranta linda o ano todo com estes 6 cuidados diários

A maranta, com suas folhas desenhadas como verdadeiras obras de arte, é daquelas plantas que…

2 dias ago

This website uses cookies.