Geral

Pagamento de Tributos Municipais em Belém Aceita Cartões de Crédito e Débito

 

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) e em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa), anunciou que os contribuintes da capital paraense já podem pagar seus tributos municipais usando cartões de crédito e débito. A novidade, que entrou em vigor na terça-feira, 11, foi regulamentada pelo decreto publicado no Diário Oficial do Município de Belém.

A secretária municipal de Finanças, Káritas Rodrigues, explicou que a implementação desta nova forma de pagamento começou com a regulamentação necessária para permitir o uso de cartões de crédito e débito como instrumentos de arrecadação. Em seguida, foi realizado um credenciamento das empresas que atendiam aos critérios de segurança e requisitos técnicos para o processamento desses pagamentos.

“Inicialmente, alguns tipos de guias serão liberados para pagamento com cartão de crédito ou débito. As primeiras a serem liberadas serão as guias consolidadas de IPTU, ISS-PF e TLPL do exercício. Os contribuintes poderão escolher entre as empresas credenciadas”, explicou Káritas Rodrigues.

Sem Custo Adicional aos Cofres Públicos

O novo sistema foi desenvolvido utilizando a estrutura existente da Prefeitura, sem gerar custos adicionais aos cofres públicos. A Cinbesa desempenhou um papel fundamental na criação dessa funcionalidade dentro da plataforma de tributação municipal. As empresas contratadas pela Sefin agora disponibilizam essa modalidade de pagamento através do portal mantido por esses órgãos.

“O trabalho da Cinbesa com a Prefeitura facilita o aumento da arrecadação, simplificando a forma de pagamento e melhorando o atendimento aos contribuintes, promovendo a inovação e fortalecendo Belém como uma cidade digital, inteligente e inclusiva”, destacou Antônio Paracampo, diretor-presidente da Cinbesa.

Mais Conveniência para o Contribuinte

Antes dessa medida, os contribuintes precisavam pagar os tributos municipais em lotéricas ou agências bancárias, sempre com o documento de arrecadação municipal e dinheiro em mãos, ou por meio de aplicativos de bancos. Com a nova regulamentação, as empresas credenciadas oferecem diversas opções de pagamento, disponíveis no sistema de tributação do portal da Sefin.

Essa mudança representa um passo significativo para modernizar a administração fiscal da cidade, oferecendo mais comodidade e opções aos contribuintes de Belém

Recent Posts

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

9 minutos ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

15 horas ago

Como fazer muda de antúrio sem danificar as raízes

Se você tem um antúrio exuberante em casa e já se perguntou se dá para…

2 dias ago

Pará e Guiana Francesa tratam sobre cooperação científica para a Amazônia

O Estado do Pará, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas…

2 dias ago

Saúde de Belém ganha reforço com novo Postão no Jurunas

A saúde pública de Belém deu um passo importante nesta quarta-feira (30), com a assinatura…

2 dias ago

Confira a lista de quase 700 produtos que não serão taxados pelos EUA

Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos,…

2 dias ago

This website uses cookies.