Geral

Ozzy Osbourne recorre a células-tronco para tratar Parkinson: a terapia é eficaz?

 

As células-tronco são amplamente conhecidas na medicina regenerativa, principalmente em tratamentos para lesões, como as articulares, devido à sua capacidade de se transformar em diversos tipos de células, acelerando processos como a cicatrização. Elas são utilizadas para regenerar tecidos danificados e substituir células doentes, mas recentemente o cantor Ozzy Osbourne, de 75 anos, levantou questionamentos ao revelar que está utilizando essa terapia em sua luta contra o Parkinson, diagnosticado em 2020.

“Acabei de voltar do médico depois de receber algumas células-tronco. Não me sinto tão bem, mas não sei como estaria se não tivesse começado o tratamento […] Essa coisa que faço, é como uma célula-tronco super potente. Eles injetaram três frascos em mim hoje de manhã”, revelou o músico em seu programa de rádio “Ozzy Speaks”.

Apesar das declarações de Ozzy, especialistas alertam que o uso de células-tronco para doenças neurodegenerativas, como Parkinson, ainda é um campo em desenvolvimento e necessita de mais estudos para comprovar sua eficácia. O neuro-ortopedista e especialista em células-tronco, Dr. Luiz Felipe Carvalho, que é coautor de um estudo sobre inovações biomédicas e regeneração cerebral, enfatiza que, embora promissora, essa tecnologia ainda está em fase experimental.

“Já existem ensaios clínicos em andamento para testar o uso de células-tronco no tratamento de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Além disso, a tecnologia está sendo explorada para tratar danos cerebrais causados por AVC, traumatismo craniano e até para reverter efeitos colaterais de quimioterapias”, explica Dr. Luiz Felipe.

No entanto, o especialista ressalta que, embora os resultados iniciais sejam encorajadores, é necessário um maior volume de pesquisas para confirmar a segurança e a eficácia do tratamento. “A tecnologia ainda está em desenvolvimento, e precisamos de mais testes para entender melhor seus mecanismos e garantir que ela seja segura e eficaz”, afirma.

Sobre o Dr. Luiz Felipe Carvalho

Dr. Luiz Felipe Carvalho é diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células-Tronco do CPAH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito, e possui vasto conhecimento em procedimentos cirúrgicos modernos da coluna vertebral, além de trabalhar com técnicas minimamente invasivas. Formado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM) e pelo grupo Latino-Americano ORTHOREGEN, ele está atualmente estruturando um serviço de Medicina Regenerativa em São Paulo voltado para o tratamento de artrose e dores crônicas osteomusculares.

Entre os pacientes notáveis tratados pelo Dr. Luiz Felipe estão o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o tenista uruguaio Pablo Cuevas, que tem usado a terapia com células-tronco desde 2017 para melhorar seu desempenho esportivo.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

9 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

9 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

9 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

10 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

10 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

22 horas ago

This website uses cookies.