Saúde

Orientações sobre Fibromialgia no Hospital Regional do Sudeste do Pará


 

Em um esforço para promover a conscientização sobre a fibromialgia, o Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP) organizou uma série de atividades educativas nesta quinta-feira (15), em comemoração ao “Fevereiro Roxo”. A fibromialgia, uma doença crônica que afeta cerca de 2,5% da população mundial, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, foi o foco das palestras e ações realizadas na instituição.

O diretor executivo do hospital, Flavio Marconsini, ressaltou a importância dessas iniciativas educativas. “A fibromialgia é uma condição ainda pouco compreendida pela população em geral. Nossas ações de conscientização têm o objetivo de aumentar a compreensão dos sintomas, incentivar a busca por ajuda e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas”, explicou.

As palestras, conduzidas pela enfermeira Odaires Holanda, ofereceram uma visão abrangente sobre a fibromialgia, cobrindo desde os sintomas até os métodos de diagnóstico e as opções de tratamento disponíveis. “É crucial entender que essa doença pode se manifestar de várias maneiras, mas os sintomas mais comuns incluem dores musculares generalizadas, fadiga intensa e distúrbios do sono”, explicou a profissional.

Holanda também destacou a importância do tratamento multidisciplinar para a fibromialgia, que pode incluir medicamentos prescritos por especialistas, fisioterapia, terapia ocupacional, apoio psicológico e práticas de atividade física e terapias alternativas.

As ações educativas no Hospital Regional de Marabá fazem parte do projeto “Saúde em Foco”, liderado pelo Serviço de Humanização da instituição, que busca fornecer informações de saúde à comunidade local. A equipe multiprofissional percorreu corredores e unidades de internação, distribuindo materiais informativos e esclarecendo dúvidas sobre a fibromialgia.

Carla Silva, moradora de Marabá e paciente do hospital, expressou sua gratidão pela iniciativa. “As informações que recebi sobre a fibromialgia foram extremamente valiosas. Pretendo compartilhar esse conhecimento com meus amigos e familiares, incentivando-os a buscar ajuda médica quando necessário”, disse.

Alan Ferreira, diretor assistencial do HRSP, destacou a importância do diagnóstico precoce dessas doenças crônicas, incluindo a fibromialgia, para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. “O ‘Fevereiro Roxo’ nos lembra da importância de conscientizar a população sobre essas condições incuráveis e incentivar a busca por tratamento”, enfatizou.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará, administrado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), é uma referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de um milhão de pessoas em 22 municípios da região.


News

Share
Published by
News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

2 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

2 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

2 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.