Fiscalização e abordagem
A Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal, está conduzindo a Operação Verão 2024 para garantir segurança e ordem urbana na capital e nos distritos de Mosqueiro, Outeiro, Icoaraci e nas ilhas do Combu e Cotijuba. Até o final de julho, 250 guardas municipais dos grupamentos Operacional e Táticos estão atuando em conjunto com as forças de segurança do Estado.
Nos dois primeiros finais de semana de julho, a Guarda Municipal de Belém (GMB) realizou quase 4 mil abordagens a pessoas e veículos, incluindo motos, ônibus, vans e embarcações. O balanço parcial aponta 40 atendimentos pelo disque-denúncia 153 e ocorrências de tentativa de estupro, lesão corporal, agressão, furto simples e uma denúncia ao conselho tutelar.
A integração com a Polícia Civil e a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) resultou na apreensão de veículos irregulares, dois simulacros de armas, uma moto roubada, um notebook, uma balança, dinheiro e entorpecentes. A GMB também participou da fiscalização de bares e casas de show em Outeiro, juntamente com o Juizado da Infância e Juventude.
Joel Monteiro, inspetor-geral da GMB, destacou o sucesso parcial das operações: “Temos um balanço parcial positivo, e esse resultado vem do esforço de todos que estão empenhados em tornar as férias tranquilas e seguras. Percebemos as pessoas confortáveis em frequentar as praias, orlas e praças”.
As ações contra o uso de linhas com cerol e chilenas foram intensificadas, especialmente nas praias, visando orientar jovens e adultos sobre a proibição estabelecida pelas leis municipal (nº 9.455) e estadual (nº 9.597). No total, 288 carretéis e frações de linhas irregulares foram recolhidos. Nos dias 6 e 7 de julho, foram 18 carretéis apreendidos, enquanto nos dias 13 e 14, a GMB e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) recolheram 270 carretéis.
O inspetor Wesley Miranda, subchefe da Divisão de Operações da GMB, comentou sobre a intensificação das ações: “Mesmo com toda campanha educativa de combate, com orientação e distribuição de folders explicativos, cartazes em ônibus, praias e vários locais, nos deparamos com muitas pessoas fazendo o uso irregular das linhas. Tivemos um aumento de 1.400% na apreensão desse material cortante de um final de semana para o outro”.
Joana e Edvaldo Miranda, acompanhados de seus filhos, noras e netos, elogiaram a fiscalização na praia do Chapéu Virado, em Mosqueiro. “Tem muita gente empinando pipa com linha cortante, inclusive correndo de um lado pro outro. Estou com meus netos e preocupado com as linhas. Esse trabalho está sendo essencial e as pessoas precisam se conscientizar”, comentou Edvaldo.
A população pode denunciar a venda e o uso de linha cortante, além de outras ocorrências, pelo Disque-Denúncia 153.
A Operação Verão 2024 continua a promover a segurança e a tranquilidade para os moradores e visitantes de Belém e seus distritos, reafirmando o compromisso da Prefeitura com o bem-estar da comunidade.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.