COP 30

O programa Capacita COP30 alcança 22 mil certificações

Com a entrega recente de dois mil certificados, o Governo do Pará alcançou, em um ano, a marca de 22 mil certificações pelo programa Capacita COP30, que oferece cursos gratuitos de qualificação e formação profissional nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. A iniciativa prepara mulheres e homens para atuar no mercado de trabalho e conquistar oportunidades com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém.

Agora, além de dar continuidade à oferta de cursos, o Governo do Pará também trabalha na criação de uma plataforma que vai conectar as pessoas certificadas às empresas interessadas em contratar essa mão de obra especializada. A tecnologia estará disponível nas próximas semanas.

Plataforma vai conectar alunos certificados a empresas

 A plataforma será uma espécie de banco de currículos, no qual quem se qualificou pelo Capacita COP30 poderá se cadastrar. Ao mesmo tempo, empresas dos setores de turismo, hotelaria, serviços e gastronomia também poderão se inscrever no aplicativo para selecionar e contratar os profissionais.

O Governo do Pará também trabalha na criação de uma plataforma que vai conectar as pessoas certificadas às empresas interessadas em contratar, disseo o governador

“Este é o nosso desafio: agir para que essa mão de obra qualificada seja aproveitada pelas empresas, aqui no Pará. Vamos conectar quem está atrás de mão de obra com quem se qualificou”, frisou o governador Helder Barbalho, durante a solenidade de entrega dos certificados, realizada no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Capacitação como legado da COP30

O chefe do Executivo estadual destacou ainda que o programa Capacita COP30 foi uma ideia da vice-governadora, Hana Ghassan, para garantir que, durante a conferência, a força de trabalho local seja priorizada.

A vice-governadora, Hana Ghassan que preside o Comitê Estadual da COP30, destacou o legado que o Capacita COP30 deixará

“A Hana defendeu a capacitação dos paraenses para que, durante a COP30, não fosse aproveitada somente a mão de obra de fora do Estado. A qualificação profissional, por meio do Capacita, também é um legado da COP”, disse Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan, que também preside o Comitê Estadual da COP30, destacou o legado que o Capacita COP30 deixará em diversos setores, especialmente no turismo, que poderá ser um dos que mais gerarão empregos.

Saiba mais- LATAM impulsiona Belém para a COP30 com mais voos e rotas inéditas

Saiba mais- Belém pulsa com o II Seminário Diálogos para a COP30 – Um chamado à ação climática

“Quero parabenizar a todos vocês que estão investindo no sonho de vocês ao se qualificar. Ao fazermos isso, estamos fazendo parte da vida de vocês e ajudando a dar esse passo muito importante, que é a qualificação”, disse.

Moradores das ilhas e periferias também são beneficiados

 Considerado um dos maiores programas de qualificação e formação profissional do país, o Capacita COP30 representa uma oportunidade para mulheres e homens de diversas faixas etárias e de todas as regiões do Estado. Os cursos são ofertados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com o apoio de outros 25 parceiros, entre secretarias de Governo, instituições de ensino e entidades da iniciativa privada.

Os cursos são ofertados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet)

Em Belém, o programa beneficia tanto os moradores de bairros centrais quanto de áreas periféricas, além de pessoas que vivem nos distritos e nas ilhas. É o caso do líder comunitário da Ilha do Combu, Ednei Nascimento, que recebeu das mãos do próprio governador Helder Barbalho o certificado pelo curso de Gestão em Turismo.

“A COP30 já é vivida por nós, e essa capacitação ocorreu de forma presencial. Foi o segundo curso que fiz, o primeiro foi de marketing em Turismo”, comentou.

Na turma de Ednei estava a empreendedora Ana Cardoso, de 61 anos, que mantém um meio de hospedagem na Ilha do Combu.

“A iniciativa do Governo do Pará, por meio do Capacita COP30, atravessou o rio e chegou até a nossa comunidade. Foram mais de 40 horas de aula, no formato presencial, para que a gente pudesse desenvolver projetos próprios e garantir renda com práticas sustentáveis na ilha”, destacou.

Histórias de superação e novos rumos

Colegas no curso de Panificação e Confeitaria, Ednan Araújo, de 29 anos, e Valéria Santos, de 48, foram juntos buscar o certificado. Ambos compartilham o desejo de empreender com o conhecimento adquirido. Ela, moradora do bairro Parque Verde, já possui um negócio no ramo da alimentação fora do lar.

superação e novos rumos

“O curso me permitiu conhecer novas técnicas e receitas. Isso ampliou o horizonte para um novo caminho que posso seguir”, disse Valéria. Ednan pretende abrir uma pizzaria.

A estudante Grasielly de Nazaré, de 18 anos, concluiu o curso de inglês e espera conquistar uma vaga no mercado de trabalho

“Concluí o Ensino Médio e fiz o curso. A grade foi mais intensa do que eu teria em um cursinho particular. Agora, estou colocando essa formação no meu currículo e pretendo fazer novos cursos pelo Capacita COP30. Vi que há cursos também no formato de Ensino a Distância”, contou Grasielly de Nazaré.

Novas turmas e mais oportunidades

Na terça-feira (13/05), o programa Capacita COP30 iniciou uma nova etapa com a abertura de 1.200 vagas em cursos nas áreas de turismo, gastronomia e atendimento ao público. As aulas presenciais serão realizadas nas cidades de Belém, Castanhal, Salinópolis, Soure, Salvaterra e Santarém.

Governo do Pará certifica 22 mil com o Capacita COP30

Entre os cursos disponíveis estão: hotelaria e meios de hospedagem, marketing digital para o setor turístico, turismo digital, inteligência artificial aplicada ao turismo, inglês básico e avançado para negócios turísticos, cozinha amazônica, oratória, turismo receptivo, garçom e garçonete, hospitalidade e lazer, gestão de turismo sustentável, Libras básico, manipulação e conservação de alimentos e influenciador digital.

A qualificação da mão de obra paraense é fundamental para garantir que os benefícios da COP30 cheguem diretamente à população

Para o secretário da Sectet, Victor Dias, a qualificação da mão de obra paraense é fundamental para garantir que os benefícios da COP30 cheguem diretamente à população.

“A qualificação profissional amplia oportunidades para a nossa população e garante que os benefícios desse grande evento internacional sejam sentidos de forma concreta pela sociedade paraense. Já estamos na nona oferta de cursos promovida pela Sectet, reafirmando nosso compromisso com a inclusão, o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para a nossa gente”, destacou.

Serviço

As inscrições para os cursos estão abertas e devem ser feitas por meio da plataforma oficial do programa: capacitacop30.pa.gov.br

 

admin

Recent Posts

Como tirar gordura do exaustor sem desmontar nada

Se você cozinha com frequência, já deve ter notado que, com o tempo, o exaustor…

4 horas ago

Comitê do governo com exportadores vai discutir tarifa dos EUA

Um comitê de trabalho interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se…

16 horas ago

Vila da Barca recebe mais de 7 bilhões em investimento de saneamento

A Prefeitura de Belém celebrou, junto ao Governo do Pará, o lançamento do plano de investimentos…

17 horas ago

Dicas práticas para enfrentar o calor com Saúde e Bem-Estar

Quem mora na região Norte sabe que o calor intenso faz parte da rotina, as…

22 horas ago

Casca de ovo com limão remove ferrugem da panela em segundos

Foi num sábado de limpeza que redescobri uma velha panela de ferro no fundo do…

1 dia ago

Alvejante em roupa colorida: como usar sem estragar a roupa

Todo mundo já passou por isso: uma peça colorida manchada, aquele branco encardido que você…

2 dias ago

This website uses cookies.