Desde a sua criação, a Dcoop tem trabalhado em parceria com instituições públicas e privadas para incentivar ações e projetos voltados para o desenvolvimento sustentável do setor. Entre as principais ações da Dcoop, destacam-se a realização da primeira “Rodada de Negócios – Happy Hour da Bieconomia Paraense Cooperativista”, que reuniu 12 cooperativas e mais de 20 donos de bares e restaurantes, gerando negócios imediatos no valor de R$ 52.811,00 e uma prospecção de cerca de R$ 500 mil para os próximos meses.
A Dcoop também realizou uma segunda edição da “Rodada de Negócios”, desta vez em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), reunindo dez empreendimentos da agricultura familiar e outros serviços que integram a bioeconomia paraense. Produtos amazônicos oriundos de cooperativas da agricultura familiar, como farinhas, mel, hortaliças, frutas, chocolates, artesanato e frutos do mar, foram apresentados durante as rodadas de negócios.
Atualmente, 196 cooperativas integram o Sistema OCB/PA, com 311.512 cooperados, atuando em diversos ramos como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços. Estima-se que a ação em parceria com a Aspas impactou mais de 5 mil pessoas, considerando que no Pará, a média de pessoas por família é 4,05 (IBGE 2010).
No âmbito da mineração, a Sedeme avança com a regularização de mineradores junto ao Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (CERM). De janeiro a novembro de 2023, 45 novos cadastros foram efetivados, totalizando 208 cadastrados entre 2019 a 2023.
A Sedeme também teve ampla participação na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023), onde apresentou o mapa da mineração paraense, com os principais projetos e oportunidades visando atração de investimentos, e a mostra de joias do Polo Joalheiro do Pará.
O cooperativismo tem se mostrado uma estratégia eficaz para o desenvolvimento sustentável no Pará, promovendo a inclusão social, a geração de empregos e a valorização dos produtos locais. A criação da Dcoop é um passo importante nessa direção, fortalecendo o setor e incentivando ações que beneficiam diretamente as comunidades locais.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.