O secretário municipal de Controle, Integridade e Transparência, Luiz Araújo, estará presente para discutir os projetos previstos pela Prefeitura para o município, rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025, em Belém. Entre os projetos previstos, destaca-se a ênfase em obras no Centro Histórico e em seu entorno, como a revitalização do comércio.
A reunião também abordará o tombamento do centenário prédio da Santa Casa de Misericórdia, do Teatro São Cristóvão e do Chalé Eclético da Rua Manoel Barata nº 1482, em Icoaraci. Esses processos de tombamento ficaram parados por muitos anos e estão agora em fase de reordenamento.
O Departamento de Patrimônio Histórico (DEPH) da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) tem trabalhado na organização de toda a documentação e identificou que processos antigos já perderam os prazos legais. Até o momento, foram reconhecidos 66 processos parados, que serão discutidos em futuras reuniões do conselho.
Outro assunto importante será a revitalização da estatuária das praças históricas de Belém e a análise de moção ao Hospital Beneficente Portuguesa.
O CMPPCB é composto por representantes de órgãos e ações ligadas à preservação do patrimônio cultural. A cada dois anos, uma nova gestão é nomeada, sendo a atual correspondente ao biênio 2022-2024. O objetivo do conselho é propor ao poder público medidas executivas que visem à proteção do patrimônio cultural no município de Belém, preservando bens materiais e imateriais que os integrem tombamentos ou registros.
Com a reunião desta quinta-feira, o CMPPCB continua seu importante trabalho de preservação do patrimônio cultural de Belém, garantindo que o passado seja honrado enquanto se constrói um futuro sustentável.
Órgãos públicos:
Representação de classe:
Instituições de ensino e pesquisa:
Sociedade Civil:
Ação de Preservação ao Patrimônio:
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.