Economia

Número de empresas cresce nos Distritos Industriais do Pará, impulsionando a geração de empregos

Os Distritos Industriais do Pará geram mais de 15 mil empregos e desempenham um papel estratégico no crescimento econômico do estado. Posicionados em locais estratégicos, esses polos atraem investimentos e oferecem suporte especializado para diversos setores produtivos. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) facilita a instalação de indústrias ao desburocratizar processos e agilizar trâmites ambientais, jurídicos e de infraestrutura.

As áreas industriais implantadas pela Codec têm participação expressiva no PIB estadual, principalmente na geração de emprego e renda. Para manter essa estrutura competitiva, a companhia realiza obras de manutenção e revitalização, incluindo supressão vegetal, pavimentação e recuperação de vias.

Como resultado, atualmente os Distritos Industriais abrigam negócios de serviços (24%), construção civil (10%), indústrias em geral (8%), logística (7%), alimentos (7%), transformação mineral (6%), materiais de construção (4%), fertilizantes (4%), materiais de construção naval (3%), marcenarias (3%), distribuição (3%), siderurgia (1%), produtos químicos (1%), reciclagem (1%), parque de exposições (1%)  e outros segmentos essenciais para o fortalecimento da economia local.

“Os Distritos do Pará representam um dos principais motores do desenvolvimento econômico do Estado. Com uma localização estratégica e um ambiente favorável aos negócios, seguimos avançando na atração de novos investimentos e na criação de oportunidades. Nosso compromisso é garantir que as empresas encontrem a estrutura necessária para crescer e gerar impacto positivo na economia local. A Codec trabalha ativamente para modernizar a infraestrutura, facilitar a instalação de novos empreendimentos e fortalecer a integração entre os setores produtivos. Seguiremos firmes na missão de impulsionar o desenvolvimento industrial do Pará, sempre com foco na inovação, sustentabilidade e no crescimento das nossas regiões”, destacou o presidente da Companhia, Lutfala Bitar.

A modernização e expansão dessas áreas impulsionam a atratividade do Pará para novos investimentos. Em 2024, os Distritos Industriais de Ananindeua, Barcarena, Icoaraci e Marabá alcançaram o total de 223 empresas em atividade, impactando diretamente a economia local. Além disso, a comercialização de lotes industriais nessas regiões fortalece a diversificação econômica e a integração entre setores produtivos. No último ano, a quantidade de áreas vendidas em Ananindeua, Barcarena e Breves totalizou 434.462,39 m².

 

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.