Economia

Número de empresas cresce nos Distritos Industriais do Pará, impulsionando a geração de empregos

Os Distritos Industriais do Pará geram mais de 15 mil empregos e desempenham um papel estratégico no crescimento econômico do estado. Posicionados em locais estratégicos, esses polos atraem investimentos e oferecem suporte especializado para diversos setores produtivos. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) facilita a instalação de indústrias ao desburocratizar processos e agilizar trâmites ambientais, jurídicos e de infraestrutura.

As áreas industriais implantadas pela Codec têm participação expressiva no PIB estadual, principalmente na geração de emprego e renda. Para manter essa estrutura competitiva, a companhia realiza obras de manutenção e revitalização, incluindo supressão vegetal, pavimentação e recuperação de vias.

Como resultado, atualmente os Distritos Industriais abrigam negócios de serviços (24%), construção civil (10%), indústrias em geral (8%), logística (7%), alimentos (7%), transformação mineral (6%), materiais de construção (4%), fertilizantes (4%), materiais de construção naval (3%), marcenarias (3%), distribuição (3%), siderurgia (1%), produtos químicos (1%), reciclagem (1%), parque de exposições (1%)  e outros segmentos essenciais para o fortalecimento da economia local.

“Os Distritos do Pará representam um dos principais motores do desenvolvimento econômico do Estado. Com uma localização estratégica e um ambiente favorável aos negócios, seguimos avançando na atração de novos investimentos e na criação de oportunidades. Nosso compromisso é garantir que as empresas encontrem a estrutura necessária para crescer e gerar impacto positivo na economia local. A Codec trabalha ativamente para modernizar a infraestrutura, facilitar a instalação de novos empreendimentos e fortalecer a integração entre os setores produtivos. Seguiremos firmes na missão de impulsionar o desenvolvimento industrial do Pará, sempre com foco na inovação, sustentabilidade e no crescimento das nossas regiões”, destacou o presidente da Companhia, Lutfala Bitar.

A modernização e expansão dessas áreas impulsionam a atratividade do Pará para novos investimentos. Em 2024, os Distritos Industriais de Ananindeua, Barcarena, Icoaraci e Marabá alcançaram o total de 223 empresas em atividade, impactando diretamente a economia local. Além disso, a comercialização de lotes industriais nessas regiões fortalece a diversificação econômica e a integração entre setores produtivos. No último ano, a quantidade de áreas vendidas em Ananindeua, Barcarena e Breves totalizou 434.462,39 m².

 

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

10 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

10 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

11 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

11 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

12 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

23 horas ago

This website uses cookies.