Economia

Número de empresas cresce nos Distritos Industriais do Pará, impulsionando a geração de empregos

Os Distritos Industriais do Pará geram mais de 15 mil empregos e desempenham um papel estratégico no crescimento econômico do estado. Posicionados em locais estratégicos, esses polos atraem investimentos e oferecem suporte especializado para diversos setores produtivos. A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) facilita a instalação de indústrias ao desburocratizar processos e agilizar trâmites ambientais, jurídicos e de infraestrutura.

As áreas industriais implantadas pela Codec têm participação expressiva no PIB estadual, principalmente na geração de emprego e renda. Para manter essa estrutura competitiva, a companhia realiza obras de manutenção e revitalização, incluindo supressão vegetal, pavimentação e recuperação de vias.

Como resultado, atualmente os Distritos Industriais abrigam negócios de serviços (24%), construção civil (10%), indústrias em geral (8%), logística (7%), alimentos (7%), transformação mineral (6%), materiais de construção (4%), fertilizantes (4%), materiais de construção naval (3%), marcenarias (3%), distribuição (3%), siderurgia (1%), produtos químicos (1%), reciclagem (1%), parque de exposições (1%)  e outros segmentos essenciais para o fortalecimento da economia local.

“Os Distritos do Pará representam um dos principais motores do desenvolvimento econômico do Estado. Com uma localização estratégica e um ambiente favorável aos negócios, seguimos avançando na atração de novos investimentos e na criação de oportunidades. Nosso compromisso é garantir que as empresas encontrem a estrutura necessária para crescer e gerar impacto positivo na economia local. A Codec trabalha ativamente para modernizar a infraestrutura, facilitar a instalação de novos empreendimentos e fortalecer a integração entre os setores produtivos. Seguiremos firmes na missão de impulsionar o desenvolvimento industrial do Pará, sempre com foco na inovação, sustentabilidade e no crescimento das nossas regiões”, destacou o presidente da Companhia, Lutfala Bitar.

A modernização e expansão dessas áreas impulsionam a atratividade do Pará para novos investimentos. Em 2024, os Distritos Industriais de Ananindeua, Barcarena, Icoaraci e Marabá alcançaram o total de 223 empresas em atividade, impactando diretamente a economia local. Além disso, a comercialização de lotes industriais nessas regiões fortalece a diversificação econômica e a integração entre setores produtivos. No último ano, a quantidade de áreas vendidas em Ananindeua, Barcarena e Breves totalizou 434.462,39 m².

 

News

Recent Posts

4 estilos para cabelo crespo curto com personalidade

Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…

1 dia ago

4 truques para deixar cabelos crespos mais hidratados e macios

Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…

2 dias ago

No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…

3 dias ago

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…

3 dias ago

Pará inaugura o maior e mais diverso parque de bioeconomia do Brasil: inovação com raízes na floresta

A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…

3 dias ago

Cazaquistão descobre megadepósito de terras raras e pode mudar cenário geopolítico global

O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…

3 dias ago

This website uses cookies.