Geral

Novo sistema de coleta de lixo é bem recebido pela população de Belém


 

Na manhã desta segunda-feira, 15, enquanto o novo caminhão de limpeza recolhia o lixo na rua Engenheiro Fernando Guilhon, na Cremação, a dona de casa Sandra Pantoja, 50 anos, expressava sua satisfação: “Eu acho fantástico que agora venham mesmo retirar o lixo, tomara que seja mesmo frequente e que dê tudo certo pra gente ver a cidade limpa”. Seu sentimento ecoa entre muitos moradores de Belém, que testemunham o primeiro dia de operação do novo sistema de limpeza urbana da cidade, com 250 caminhões percorrendo as rotas nos bairros, enfatizando locais mais críticos de acúmulo irregular de lixo e com um número maior de trabalhadores e veículos.

A regularização da coleta de lixo em Belém até o fim desta semana é uma expectativa compartilhada. Com 2.500 trabalhadores nas ruas recolhendo o lixo e realizando serviços de limpeza e manutenção de espaços públicos, a cidade caminha para uma nova fase de higiene urbana. Maria Estela Chaves, 75 anos, aposentada, expressou seu contentamento ao presenciar a nova coleta, mas ressaltou a importância da conscientização da população: “É muito importante que a coleta seja regularizada, mas aqui não ficamos sem coleta. O carro passa religiosamente segunda, quarta e sexta. Mas nas terças e quintas quando o carro não passa, o pessoal sabe que não passa o caminhão e mesmo assim deixa o lixo na rua, aí vem a chuva, espalha o lixo e enche toda a rua. Também é preciso fazer uma conscientização para essas pessoas colocarem o lixo só nos dias que o carro passa”.

Além dos serviços regulares de coleta de lixo, a nova empresa responsável pelo serviço em Belém vai instalar ecopontos para a coleta seletiva no distrito de Icoaraci e nos bairros da Pedreira, Telégrafo, Souza, Marambaia, São Brás, Nazaré, Batista Campos e Umarizal. Para a coleta de materiais recicláveis, serão empregados caminhões com carroceria tipo gaiola, além de contêineres. Os materiais recicláveis serão encaminhados para as cooperativas de catadores cadastradas pela Prefeitura de Belém e que devem integrar o sistema de gestão de resíduos da cidade.


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

3 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

3 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

3 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.