Geral

Novo sistema de coleta de lixo é bem recebido pela população de Belém

 

Na manhã desta segunda-feira, 15, enquanto o novo caminhão de limpeza recolhia o lixo na rua Engenheiro Fernando Guilhon, na Cremação, a dona de casa Sandra Pantoja, 50 anos, expressava sua satisfação: “Eu acho fantástico que agora venham mesmo retirar o lixo, tomara que seja mesmo frequente e que dê tudo certo pra gente ver a cidade limpa”. Seu sentimento ecoa entre muitos moradores de Belém, que testemunham o primeiro dia de operação do novo sistema de limpeza urbana da cidade, com 250 caminhões percorrendo as rotas nos bairros, enfatizando locais mais críticos de acúmulo irregular de lixo e com um número maior de trabalhadores e veículos.

A regularização da coleta de lixo em Belém até o fim desta semana é uma expectativa compartilhada. Com 2.500 trabalhadores nas ruas recolhendo o lixo e realizando serviços de limpeza e manutenção de espaços públicos, a cidade caminha para uma nova fase de higiene urbana. Maria Estela Chaves, 75 anos, aposentada, expressou seu contentamento ao presenciar a nova coleta, mas ressaltou a importância da conscientização da população: “É muito importante que a coleta seja regularizada, mas aqui não ficamos sem coleta. O carro passa religiosamente segunda, quarta e sexta. Mas nas terças e quintas quando o carro não passa, o pessoal sabe que não passa o caminhão e mesmo assim deixa o lixo na rua, aí vem a chuva, espalha o lixo e enche toda a rua. Também é preciso fazer uma conscientização para essas pessoas colocarem o lixo só nos dias que o carro passa”.

Além dos serviços regulares de coleta de lixo, a nova empresa responsável pelo serviço em Belém vai instalar ecopontos para a coleta seletiva no distrito de Icoaraci e nos bairros da Pedreira, Telégrafo, Souza, Marambaia, São Brás, Nazaré, Batista Campos e Umarizal. Para a coleta de materiais recicláveis, serão empregados caminhões com carroceria tipo gaiola, além de contêineres. Os materiais recicláveis serão encaminhados para as cooperativas de catadores cadastradas pela Prefeitura de Belém e que devem integrar o sistema de gestão de resíduos da cidade.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.