No Dia Internacional da Mulher, um dos avanços mais significativos na saúde pública do Pará foi concretizado com a inauguração do Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan, da primeira-dama Daniela Barbalho, do prefeito de Belém, Igor Normando, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e outras autoridades.
Com um investimento de mais de R$ 155 milhões, o hospital conta com 11 pavimentos e 120 leitos, sendo 100 destinados à internação e 20 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A expectativa é atender cerca de 28 mil mulheres por mês, garantindo suporte especializado de média e alta complexidade.
O Hospital Público da Mulher também se destaca por ser o primeiro da Região Norte a oferecer atendimento de urgência e emergência especializado para mulheres vítimas de violência doméstica e sexual. A unidade conta com um ambulatório específico para acolher essas pacientes, garantindo suporte psicológico e médico adequado, além de realizar cirurgias reparadoras para tratar sequelas físicas decorrentes de agressões.
Para a professora Creuza Lopes, a nova unidade representa um avanço histórico. “Durante muito tempo, nós, mulheres, fomos esquecidas, especialmente as que estão em situação de vulnerabilidade. Ter um hospital desse porte à nossa disposição é um grande alívio, pois saberemos que teremos um atendimento de qualidade e gratuito”, celebrou.
O hospital também inovou ao oferecer um ambulatório exclusivo para o tratamento de doenças que afetam majoritariamente mulheres, como endometriose, fibromialgia e gigantomastia. Outra novidade é a estrutura do bloco cirúrgico, equipado com quatro salas com mesas cirúrgicas radiotransparentes, essenciais para procedimentos de alta complexidade.
Nova unidade reforça a rede de hemoterapia do estado e garante atendimento 24h
para pacientes do Hospital Público da Mulher do Pará
Durante a inauguração, o governo do estado também entregou a 24ª Agência Transfusional (AT) do Hemopa, garantindo atendimento 24 horas para pacientes que necessitam de suporte hemoterápico. A nova estrutura fortalece a rede de hemoterapia e hematologia do estado, ampliando a segurança e a agilidade no atendimento.
Com a inauguração do Hospital Público da Mulher, o Governo do Pará dá um passo significativo na ampliação da rede de saúde do estado. O governador Helder Barbalho reforçou o compromisso da gestão em continuar investindo no setor. “Essa é uma conquista histórica para o Pará. Seguiremos ampliando o acesso à saúde pública de qualidade para todas as mulheres do estado”, afirmou.
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.