Navio de cruzeiro Amadea traz mais de 400 turistas para Belém

 

Com a música carimbó ao fundo, os turistas do navio de cruzeiro M/S Amadea foram calorosamente recebidos no Terminal Hidroviário e Turístico de Icoaraci, em Belém, na manhã de segunda-feira (11). Esta recepção, organizada pelo Governo do Pará através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), é a segunda do ano na capital e sinaliza a melhor temporada de cruzeiros desde 2019.

O desembarque de 409 turistas alemães e 300 tripulantes iniciou-se às 8h. O navio, que veio de Natal (RN), segue para Santarém, no oeste do Pará. Lucas Vieira, secretário adjunto de Turismo, enfatiza a importância dessas recepções para o crescimento do turismo local. “Belém é uma cidade estratégica, repleta de atrações, com uma cultura vibrante e encantadora para os turistas. Nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência para esses visitantes e torná-los embaixadores do destino Pará. A economia local, que é impulsionada pelo turismo, como a gastronomia, a cultura, a produção artesanal de cerâmica e os chocolates regionais, é estimulada com a chegada desses cruzeiros”, destaca.

Em Belém, os passageiros participam de um city tour em grupos, visitando os principais pontos turísticos, incluindo o Mercado do Ver-o-Peso, o Forte do Presépio, a Catedral Metropolitana de Belém, o Espaço Cultural São José Liberto, a Basílica Santuário de Nazaré, o Theatro da Paz, o Museu do Encontro (no Forte do Presépio), o Museu Paraense Emílio Goeldi e o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. Esses locais terão horários especiais de funcionamento nos dias de cruzeiros.

Uma operação conjunta do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém, responsáveis pelo planejamento e execução, garantiu a recepção, acolhimento, orientação, ações de policiamento, ordenamento e organização do trânsito, do flutuante e do trapiche, além de fiscalização e limpeza pública. Diversos órgãos estão envolvidos, como a Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Departamento de Trânsito (Detran) e órgãos da Prefeitura, como a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e a Agência Distrital de Icoaraci.

Em Belém, estão previstas novas chegadas de cruzeiros nos dias 14 e 18 de março. Ainda nesta semana, o Hanseatic Spirit, transportando 200 turistas, irá ancorar. No dia 18 (próxima segunda-feira), o MSC Poesia, o maior navio da temporada, com 2.163 passageiros a bordo, também chegará ao Terminal Hidroviário de Icoaraci.

Para Santarém, estão programados nove navios em março, com seis ancorando na parte insular e três no distrito de Alter do Chão.