Nesta sexta-feira, 2 de agosto, o Museu de Arte de Belém (MABE) abrirá suas portas para o projeto “Uma Noite no Museu”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento, que oferece entrada gratuita, ocorrerá das 18h às 22h, permitindo ao público explorar tanto a mostra de longa duração do acervo do museu quanto a exposição “Impermanência”, da artista Sanchris Santos, exibida na sala Antonieta Santos Feio.
O projeto “Uma Noite no Museu” acontece na primeira sexta-feira de cada mês, oferecendo aos moradores e visitantes de Belém uma oportunidade única de conhecer os museus da cidade em um horário alternativo. Nas salas do piso superior do MABE, os visitantes terão acesso a uma diversidade de obras, incluindo pinturas, esculturas, peças de mobiliário, objetos de decoração, gravuras, cerâmicas de etnias indígenas e fotografias. Essas peças fazem parte de um circuito curatorial que explora diversas temáticas e interconexões culturais.
“Nossa participação no projeto é um momento especial para os visitantes que não podem visitar o MABE durante o dia. Isso permite uma diversificação no nosso público visitante. Além disso, é uma excelente oportunidade para todos aproveitarem e valorizarem o patrimônio histórico da cidade das mangueiras, tendo contato com um acervo rico, que valoriza nossa história”, afirma Nina Matos, diretora do MABE.
Para tornar a noite ainda mais especial, a exposição “Impermanência”, da artista Sanchris Santos, estará aberta ao público na sala Antonieta Santos Feio. A mostra, que conta com a curadoria de Janice Souza, pesquisadora e educadora do MABE, apresenta uma série de pinturas, esculturas e vídeo-performances realizadas pelo performer Jaime Barradas.
Em “Impermanência”, Sanchris explora temas profundos sobre a percepção da realidade e as transformações individuais e sociais. “O tema da exposição traz reflexões sobre o indivíduo e a sociedade. Impermanência resulta das transformações que passei e que tenho visto o mundo passar. Espero que o público visite e se permita ser tocado pelas obras, participe e contribua com suas interpretações”, comenta a artista.
O Museu de Arte de Belém é uma instituição cultural fundamental na capital paraense, dedicada à preservação e divulgação do patrimônio artístico da região. Durante a semana, de terça a sexta-feira, o museu está aberto para visitação das 8h30 às 16h30. Nos finais de semana, o horário é das 9h às 13h. No dia do projeto “Uma Noite no Museu”, a visitação será das 18h às 22h.
Esta iniciativa representa uma excelente oportunidade para a população de Belém se conectar com a rica história e cultura da região, apreciando obras de arte em um ambiente acolhedor e acessível.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.