Nesta segunda (3) e terça-feira (4), Belém sedia um encontro de autoridades educacionais de 14 países da América Latina e Caribe, focado na promoção e melhoria da educação na Amazônia, utilizando experiências regionais como base. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, deu as boas-vindas aos participantes no Teatro Gasômetro, onde destacou as iniciativas da rede municipal de educação, que combinam conhecimentos ancestrais e tecnologia para fomentar a sustentabilidade.
O evento, intitulado “Aprendizagens desde a Amazônia: Estratégias Inovadoras para Transformar a Educação na América Latina e Caribe”, faz parte de um programa coordenado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), solicitado por oito países da Amazônia Internacional em agosto de 2023.
Os visitantes foram informados sobre a educação ambiental praticada pela Fundação Escola Bosque, que há quase 30 anos promove a educação integrada ao cuidado com a natureza na ilha de Caratateua e outras regiões insulares. Laurimar Farias, presidente da Funbosque, destacou a complexidade da educação ambiental e a importância de aprender com práticas de outros países amazônicos.
No primeiro dia do evento, foram realizados painéis de debates em quatro sessões, discutindo o tema “Como Superar os Desafios da Educação e Aprender com a Região Amazônica”. Durante o encontro, foi assinado o Protocolo de Intenções para a Educação na Amazônia, com a participação de ministros dos países presentes, secretários estaduais e municipais de educação, representantes de instituições educacionais amazônicas e o gerente do Setor Social do BID, Ferdinando Regalia.
Araceli Lemos, secretária municipal de Educação, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a educação, mencionando investimentos em transporte fluvial para garantir a inclusão das crianças ribeirinhas, a instalação de placas fotovoltaicas em várias escolas e a reforma de mais de 80 instituições de ensino. Ela também destacou os esforços na qualificação dos professores promovidos pela prefeitura através da Semec.
O prefeito Edmilson Rodrigues enfatizou a importância do momento atual para a valorização do conhecimento amazônico, especialmente diante das mudanças climáticas. Ele destacou que a rede municipal de educação de Belém atende mais de oito mil crianças e adolescentes, necessitando de investimentos contínuos para melhorar a qualidade do ensino, garantir o acesso à educação e assegurar a permanência e o sucesso escolar.
Rodrigues afirmou que a educação na Amazônia deve ser desenvolvida a partir da realidade, história, cultura e relação dos povos da região com a natureza. “As nossas experiências têm um grande valor estratégico e esse reconhecimento deve vir de dentro da nossa própria realidade, como um legado para o mundo.”
Os países participantes do evento promovido pelo BID incluem Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Argentina, Honduras, Suriname, Guatemala, Jamaica, Uruguai, Nicarágua e Guiana.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.