Rui Denardin CEO do Grupo Mônaco
O setor motociclístico brasileiro viveu um momento histórico em 2024 ao atingir o melhor desempenho em produção desde 2011, com mais de 1,74 milhão de motocicletas fabricadas. Esse número representa um crescimento de 11,1% em relação a 2023, superando inclusive as previsões mais otimistas da indústria. A expectativa para 2025 permanece positiva, com projeções de um novo avanço de 7,5%, alcançando 1,88 milhão de unidades.
Embora o ritmo de crescimento deva ser mais moderado neste ano, o cenário permanece promissor, impulsionado por transformações sociais, econômicas e tecnológicas que vêm ampliando o papel da motocicleta na mobilidade urbana e geração de renda.
Os dados da Abraciclo revelam que os emplacamentos também bateram recorde em 2024, com 1.875.903 unidades comercializadas, um salto de 18,6% em relação ao ano anterior. A frota nacional atingiu a marca de 34,2 milhões de motocicletas, o equivalente a 28% da frota total de veículos no país, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
No ranking das montadoras, a Honda manteve sua hegemonia, com 68,6% de participação no mercado nacional e 1.287.197 motocicletas vendidas em 2024, mais que o dobro da segunda colocada. Entre os 10 modelos mais vendidos no país, as seis primeiras posições também são ocupadas por motocicletas da marca.
A confiança do consumidor na Honda se justifica: a fabricante japonesa é reconhecida por qualidade, durabilidade, inovação e excelência no pós-venda. Com mais de 70 anos de experiência global e uma sólida parceria com grupos como o Grupo Mônaco, a marca segue sendo referência no setor.
Além de representar um ideal de liberdade ou um hobby, a motocicleta tornou-se, para muitos brasileiros, um instrumento de trabalho e oportunidade de recomeço. A conjuntura econômica atual, somada ao crescimento do setor de entregas via aplicativo desde 2023, transformou a moto em um meio essencial de locomoção e geração de renda.
Com custo acessível, baixo consumo de combustível (alguns modelos chegam a rodar 50 km por litro) e manutenção mais barata que a dos carros, as motos têm conquistado um público cada vez mais diversificado. Elas também são mais práticas no trânsito e pagam impostos menores, tornando-se uma alternativa eficiente e econômica para enfrentar os desafios da mobilidade urbana.
A variedade de modelos, marcas e cilindradas também tem sido fundamental para o sucesso do setor. Em 2024, foram lançados 37 novos modelos, refletindo o compromisso da indústria em atender diferentes perfis de consumidores de quem busca um modelo básico e funcional, até quem deseja mais tecnologia, desempenho e estilo de vida sobre duas rodas.
A tendência é de evolução de cilindrada: motociclistas estão migrando para modelos mais robustos, com mais recursos tecnológicos, refletindo um consumidor cada vez mais exigente e conectado às inovações.
Apesar dos desafios macroeconômicos que 2025 pode trazer, a indústria motociclística segue em marcha firme, sustentada por um planejamento estratégico e uma cadeia produtiva sólida. O Grupo Mônaco, com mais de quatro décadas de atuação e parceria de confiança com a Honda, simboliza esse compromisso com o crescimento sustentável e com o atendimento de excelência ao consumidor brasileiro.
Se depender da velocidade atual do mercado, o motor do setor não vai desligar tão cedo. A perspectiva é de crescimento contínuo, com o Brasil consolidando seu papel como potência no mercado de duas rodas.
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