Geral

MDS e ABRAS firmam parceria para inclusão socioeconômica de beneficiários do CadÚnico

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) firmou uma parceria com a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) para promover a inclusão socioeconômica dos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). O protocolo de intenções, assinado nesta segunda-feira (16), visa impulsionar a qualificação profissional, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e fomentar o empreendedorismo entre esse público.

A assinatura do documento ocorreu durante a abertura da 58ª edição do Food Retail Future, evento realizado pela ABRAS em Campinas (SP), que reúne lideranças do setor supermercadista para discutir tendências e estratégias de crescimento, com foco também em ações sociais. O ministro Wellington Dias destacou a importância dessa colaboração, afirmando que a parceria irá qualificar as pessoas cadastradas no CadÚnico e no Bolsa Família de acordo com as necessidades das empresas. “Nossa proposta é criar um banco de talentos. Quando os supermercados precisarem contratar, eles poderão priorizar essas pessoas, promovendo a superação da pobreza através do emprego e do empreendedorismo”, explicou o ministro.

João Galassi, presidente da ABRAS, reforçou o compromisso do setor com a qualificação de mão de obra e mencionou a carência de profissionais no segmento. “Precisamos garantir sustentabilidade no presente, não apenas planejar o futuro. Essa parceria com o MDS busca preencher lacunas no mercado de trabalho e revisitar as políticas sociais, contribuindo para uma economia mais inclusiva”, afirmou Galassi.

Temáticas e debates

Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a Vida do Consumidor”, o Food Retail Future 2024 reúne especialistas para discutir o futuro do varejo alimentar, buscando entender as demandas e os desejos dos consumidores, além de explorar o impacto do setor no cotidiano das pessoas. O evento, que segue até esta terça-feira (17), também traz painéis que abordam temas políticos e econômicos de interesse para o setor supermercadista.

Visita a projeto social

Após participar da abertura do evento, o ministro Wellington Dias visitou o projeto Cidade Rahamim, em Salto (SP), mantido pelo grupo católico Aliança de Misericórdia. O projeto, que já acolheu cerca de 39 mil pessoas em situação de rua, oferece serviços voluntários voltados para a assistência social, com apoio de profissionais de áreas como psicologia, engenharia e arquitetura.

O ministro elogiou o trabalho realizado no projeto e destacou que o MDS pretende utilizar o modelo da Cidade Rahamim como referência para iniciativas semelhantes em outras regiões do Brasil. “Queremos aprender com esse exemplo de sucesso para adaptá-lo a outras realidades e oferecer um atendimento integral às populações vulneráveis em diversas partes do país”, afirmou Wellington Dias.

A parceria entre o MDS e a ABRAS, além de contribuir para a inclusão social, reflete um esforço conjunto para fortalecer o vínculo entre o setor privado e as políticas públicas, promovendo desenvolvimento e justiça social.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

20 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

20 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

21 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

21 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

22 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.