Geral

MDS amplia Estratégia Alimenta Cidades para 91 municípios

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou, nesta quinta-feira (16.07), a Portaria nº 1.098 , que amplia a Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nas Cidades – Alimenta Cidades para 91 municípios em todo o país. O documento define 29 novos municípios prioritários, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Estratégia Alimenta Cidades integra o conjunto de ações do Governo do Brasil para garantir o acesso regular a alimentos adequados e saudáveis, com foco em territórios periféricos e em regiões classificadas como desertos e pântanos alimentares, onde há restrições de oferta de alimentos frescos.

O objetivo é ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos saudáveis, fortalecendo a segurança alimentar e nutricional nos centros urbanos e contribuindo para o combate à fome e à pobreza. Os municípios participantes realizam um diagnóstico local, que identifica demandas e desafios relacionados à alimentação adequada e saudável da população, e recebem apoio institucional e técnico para implementação de ações.

A adesão é voluntária. Os municípios interessados devem manifestar interesse, declarar ausência de conflito de interesses e, se ainda não fizerem parte, aderir ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN).

A expansão contempla as 27 capitais brasileiras e todas as cidades com população superior a 300 mil habitantes, conforme mapeamento de vulnerabilidade urbana realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan/MDS).

Com a inclusão de novos municípios, a Estratégia poderá alcançar cerca de 77 milhões de pessoas, principalmente famílias em situação de vulnerabilidade. A meta é chegar a mil municípios até 2026, consolidando o direito humano à alimentação adequada em articulação com as Políticas Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN) e de Abastecimento Alimentar (PNAAB).

A Estratégia Alimenta Cidades é coordenada pela Sesan/MDS, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Ministério das Cidades, o Instituto Comida do Amanhã e outros órgãos parceiros, dentro da governança do SISAN.

Recent Posts

Donas de casa descobriram como clarear panos de prato encardidos sem cloro

Você já tentou lavar aquele pano de prato encardido, esfregou com sabão, deixou de molho,…

3 dias ago

Belém vira palco global da Amazônia e da música

Em novembro, a floresta amazônica se tornará protagonista de uma celebração inédita. Pela primeira vez…

3 dias ago

Detran-PA conquista o Selo Bicicleta Brasil 2025

O reconhecimento concedido ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) com o Selo…

4 dias ago

Porto de Outeiro e nova ponte preparam Belém para receber o mundo na COP30

Nos próximos dias, Belém receberá duas obras que simbolizam a transformação urbana e logística em…

4 dias ago

Pará alcança redução histórica de queimadas e consolida nova estratégia de gestão ambiental

Entre julho e setembro de 2025, o Pará viveu uma transformação significativa na forma de…

5 dias ago

Casa Niaré inaugura hub de empreendedorismo para povos da Amazônia e se firma como legado da COP30

Belém, outubro de 2025 – Em Belém, nasce um novo polo de inovação que une…

5 dias ago

This website uses cookies.