Geral

Materioteca da Uepa fortalece uso sustentável de biomateriais na Amazônia

Com foco na sustentabilidade e preservação ambiental, a Materioteca, que é o Laboratório de Materiais e Design do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), fortalece pesquisas acadêmicas sobre novas formas de utilização e aproveitamento de resíduos naturais. O projeto de extensão é pioneiro no desenvolvimento de biomateriais no Estado e tem sua atuação relacionada ao eixo “Pesquisa, desenvolvimento e inovação”, do Plano Estadual de Bioeconomia, lançado durante a COP 27, em 2022.

“A Materioteca traz para a comunidade universitária a oportunidade de conhecer materiais de diversas classes, inclusive, biomateriais amazônicos, com foco na nossa biodiversidade e a partir disso, fortalecemos o desenvolvimento do nosso potencial de transformar resíduos em produtos. O nosso objetivo é disseminar informações a respeito dos materiais convencionais, que são os polímeros, cerâmicos, metálicos, além dos naturais, têxteis e compósitos regionais”, explica Núbia Santos, professora do Departamento de Design e coordenadora da Materioteca.

Fibras vegetais, sementes amazônicas e madeiras alternativas são alguns dos materiais utilizados na construção dos projetos. A partir da análise de materiais, a produção é aplicada a fim de criar projetos de maneira mais sustentável. Um exemplo de produtos desenvolvidos são os azulejos ecológicos, feitos com polpa de papel pós-consumo, que promovem um design sustentável. Luminárias de papel reciclado com fibras vegetais, tiara com talas de arumã e o compósito resina poliéster e tecido de Juta são alguns dos outros designs expostos no laboratório, fruto de pesquisas realizadas pelos alunos.

O aluno Henrique Rodrigues, que faz o 4° semestre de Bacharelado em Design, é um dos monitores voluntários do projeto. A diversidade de tipos de materiais convencionais e amazônicos, além das inúmeras possibilidades de estudos inovadores, são citados pelo estudante como os principais motivos de encantamento pela área.

“O meu objetivo, por meio da pesquisa, é fazer a diferença na sociedade e poder mudar a vida das pessoas. Meu foco é o desenvolvimento de um projeto para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) sobre materiais cimentícios. O meu intuito é estudar resíduos que são descartados pela engenharia e podem ser reaproveitados, além de desenvolver biomateriais menos agressivos ao nosso ecossistema, promovendo um desenvolvimento mais sustentável e econômico na construção civil. Os materiais atuais podem prejudicar a saúde de quem trabalha em obras e de quem é exposto”, ressalta o estudante.

Itinerante – O Laboratório também promove o subprojeto “Materioteca Itinerante”, iniciativa que leva palestras, feiras de ciências e oficinas interativas para turmas de ensino médio de escolas públicas de educação básica, com o objetivo de divulgar o conhecimento e pesquisas sobre reciclagem e meio ambiente.

Serviço – A Materioteca funciona no CCNT da Uepa, localizado na Travessa Enéas Pinheiro, 2626, Marco, Belém. Para mais informações, acesse @materiotecauepa no Instagram.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

7 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

7 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

7 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

8 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

8 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

20 horas ago

This website uses cookies.