Meio Ambiente

A maior Estação de Tratamento de Esgoto do Pará

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue avançando na expansão do saneamento básico em Belém com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) UNA, que será a maior do estado. Com 87% das obras concluídas, a estação é um marco para a infraestrutura da capital paraense e um dos principais projetos estratégicos do Governo do Estado em preparação para a COP30, que será sediada em Belém em 2025.

No centro da nova estação está a unidade UASB (Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente), considerada o “coração” do sistema, cuja estrutura já foi finalizada e se encontra atualmente em fase de testes operacionais.

O aumento da rede de saneamento, executado pela Cosanpa, vai beneficiar cerca de 90 mil habitantes da capital e contará com a capacidade para tratar 475 litros de esgoto por segundo

Essa tecnologia é responsável por mais de 60% da eficiência do tratamento de esgoto e tem capacidade para tratar mais de 11 mil metros cúbicos de resíduos por dia, o equivalente a cerca de mil caixas d’água cheias.

Com investimento superior a R$ 130 milhões, a ETE UNA beneficiará aproximadamente 90 mil moradores de dez bairros de Belém, ampliando significativamente a cobertura de saneamento na capital. Para a engenheira e fiscal da obra pela Cosanpa, Susan Alves, trata-se de um projeto crucial para a cidade. “Não há outra estação maior do que essa no estado. Ela é fundamental para a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida. Com ela, vamos tratar o esgoto de forma adequada, evitando a poluição na Baía do Guajará”, explicou.

Esta é a primeira estação que fará o tratamento total do esgoto no estado

Neste momento, os trabalhos se concentram na Estação Elevatória de Esgoto Bruto, onde está sendo realizada a dragagem do canal por onde o esgoto chega, além da instalação de comportas e gradeamento — etapas essenciais do tratamento primário. Após isso, o esgoto passará pelas etapas secundária e terciária, que incluem o processo de desinfecção, assegurando uma eficiência de até 99% na remoção de carga orgânica antes da devolução segura ao meio ambiente.

A ETE UNA beneficiará aproximadamente 90 mil moradores de dez bairros de Belém, ampliando significativamente a cobertura de saneamento na capital

A previsão é de que a ETE UNA seja concluída até setembro de 2025, estabelecendo um novo padrão para o saneamento básico no Pará e contribuindo diretamente para a despoluição da Baía do Guajará e a melhoria da qualidade de vida dos belenenses.

“O investimento na ETE UNA demonstra nosso compromisso com o saneamento básico e com o bem-estar da população paraense. É uma obra estruturante que representa um novo tempo para Belém, unindo responsabilidade, eficiência técnica e sustentabilidade”, afirmou o presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

4 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.