Geral

Lançamento da Coalizão Verde ajuda a fortalecer o desenvolvimento sustentável no Pará

A preservação da floresta amazônica aliada ao crescimento econômico de forma sustentada deu um importante passo nesta segunda-feira (07), em Belém, com o lançamento da aliança internacional pioneira para promoção do desenvolvimento sustentável na região: a Coalizão Verde. A iniciativa é do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e bancos de desenvolvimento dos países da Bacia Amazônica.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, destacou que o Pará se tornou referência no combate ao desmatamento ilegal da floresta com a adoção de políticas pioneiras na região Norte na agenda ambiental e climática.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, ressaltou as iniciativas já adotadas pelo governo estadual em sua política ambiental.Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará“Este evento de Coalizão Verde é fundamental para o desenvolvimento da nossa região para que, juntos, possamos garantir recursos que permitirão manter a floresta viva. Ontem (06), lançamos o CAR 2.0 (Cadastro Ambiental Rural), o Módulo de Inteligência Territorial (MIT) e o Selo Verde. Também avaliamos mais de 43 mil Cadastros Ambientais Rurais, que irão garantir que o produtor rural possa ter acesso a crédito e fazendo, assim, a sua produção, fortalecendo o uso da terra de forma sustentável”, pontuou a vice-governadora.

Hana Ghassan detalhou ainda as ações articuladas do Governo do Pará no segmento. “Essa e outras ações que o Governo do Estado vem adotando, como o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA) e o Plano de Bioeconomia, mostram que estamos avançando nas políticas ambientais. Mais do que reduzir o desmatamento, temos que garantir o sustento da nossa gente, mantendo a floresta viva”, finalizou.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. ParáSistema pioneiro no país, o Cadastro Ambiental Rural 2.0 automatiza a análise e liberação de CAR no estado. Com a iniciativa, o processo de emissão dos cadastros, até então feito manualmente, passa a ser digital para a maior parte dos produtores rurais que buscam a regularização de seus imóveis para, assim, obter acesso a políticas públicas de estímulo à produção.

O lançamento da Coalizão Verde ocorreu durante o seminário “Coalizão Verde: Mobilizando Recursos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, realizado na capital paraense, que reuniu os presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e do BID, Ilan Goldfajn, entre outras autoridades locais, estaduais e federais

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.