A vida do menino Isaac Rojas, que tem Transtorno do Espectro Autista, mudou depois que ele passou a frequentar o jardim sensorial no Natea – Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro do Autismo, localizado na Policlínica Lago de Tucuruí. Quem garante é Jéssica Rojas, mãe dele.
Isaac passou a ser atendido pelo Núcleo, em dezembro do ano passado. Ao chegar para o atendimento, ele tinha dificuldade em seguir comando, se irritava com facilidade e apresentava alta sensibilidade ao toque, também, não gostava de demonstrações de carinho como abraços e beijos.
A terapia de integração sensorial tem como objetivo ajudar as crianças a processarem e integrarem efetivamente as informações sensoriais que recebem do ambiente. Essa abordagem terapêutica envolve a criação de um ambiente seguro e estruturado, onde as crianças são expostas a uma variedade de estímulos de maneira gradual e adaptada às suas necessidades individuais.
O jardim sensorial da unidade conta com uma pista tátil com diversos tipos de pisos, para estimular os sentidos tátil, auditivo, visual, olfativo, além do equilíbrio e propriocepção das crianças. Os pisos contêm argila expandida, bambu, cascalhos de árvore, areia colorida, pedras (médias e pequenas) de diferentes texturas, grama sintética e vegetação.
Gustavo Moreira Santos tem o mesmo diagnóstico do Isaac e também possuía as mesmas características de ausência de contato físico, demonstração de afeto. Não falava e vivia nervoso. A terapia na área sensorial no Núcleo transformou a realidade do menino. “Ele, hoje, interage, abraça, beija. Tem mais convívio social. Ele até canta”, comemora, feliz, …. mãe do rapaz.
O Natea -Tucuruí é um serviço especializado semi-intensivo, que prevê atendimento aos usuários com diagnóstico definitivo ou ainda em investigação de transtorno do espectro autista (TEA) a partir dos 2 anos de idade, que conste no laudo médico o CID F.84 ou CID 6A02, que estejam clinicamente estáveis e possuam retaguarda social e/ou familiar.
Atendimento – Para acesso o atendimento pela primeira vez, os municípios da área de abrangência do complexo regulador estadual regional devem realizar a solicitação via sistema de regulação ambulatorial, direcionada a especialidade identificada como Pediatria – NATEA, que é a especialidade definida como porta de entrada do serviço e atende exclusivamente a demanda do público do NATEA e coordena o fluxo de encaminhamentos internos de acordo com as necessidades específicas de cada usuário.
Serviço:
O funcionamento da Policlínica Lago de Tucuruí é de segunda a sexta-feira, das 07 às 19h. O serviço de hemodiálise também funciona aos sábados, em dois turnos. A unidade fica na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, e o funcionamento é realizado 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ascom Poli Lago de Tucuruí
Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…
No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…
A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…
A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
This website uses cookies.