Geral

Investimento do Governo Federal garante mais acesso à saúde, remédios gratuitos e menos filas


O Novo PAC Saúde – Seleções foi anunciado nesta quarta-feira (12/2), durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), em Brasília. São R$ 5,8 bilhões que vão levar 18,9 mil equipamentos ou veículos e 945 novas unidades de saúde às cidades e municípios por todo o País. Em entrevista à Voz do Brasil, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, falou sobre o uso dos recursos.

“Nós tivemos uma grande demanda na primeira edição do novo PAC Seleções e agora, então, nós estamos abrindo a possibilidade de termos 800 unidades básicas de saúde e, também, unidades odontológicas móveis, que são 400 unidades e isso é fantástico para o Programa de Saúde Bucal, assim como as unidades básicas de saúde para a saúde da família”, explicou.

Para Nísia, entre as principais demandas dos prefeitos, se destacam a necessidade de ampliação de unidade básicas de saúde nas cidades. “A grande demanda dos prefeitos é por custeio das ações de saúde, mas também há muitas demandas por unidades básicas de saúde, por unidades odontológicas, SAMU, nós estamos renovando a frota, nosso objetivo é ter 100% de alcance no Brasil até 2026, mas hoje eu diria que as demandas principais são essas”, pontuou.

“E também há uma grande preocupação com essa fila de espera para cirurgias, para exames, para consultas. No caso de cirurgia, nós vamos estar trabalhando com a continuidade do programa [Nacional de Redução de Filas] e com um grande mutirão nacional para fazer de forma mais rápida cirurgias que estão aí, pessoas aguardando, reduzindo esse tempo de espera”, acrescentou a ministra.

Ainda durante entrevista, Nísia falou sobre o Farmácia Popular que, a partir de agora, terá todos os 41 remédios de graça para toda a população. Com essa ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas de graça para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. A Dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento da diabetes associada à doença cardiovascular, também será ofertada sem custo para o público.

“Existiam as fraldas geriátricas, tão importantes para a população idosa, que estavam fora da gratuidade, agora estão na gratuidade, e o medicamento que é utilizado para diabetes e para algumas cardiopatias, também esse medicamento na gratuidade. Então esse foi um grande anúncio [de hoje] e o cadastramento, para que todo o Brasil possa contar com o Farmácia Popular. 14% dos municípios não contavam e agora terão a oportunidade de fazer esse cadastramento”, afirmou a ministra Nísia ao reforçar a importância da iniciativa no fortalecimento do acesso da população a medicamentos essenciais.


News

Recent Posts

Por que o estômago faz barulho quando temos fome?

Se você já passou por aquele momento embaraçoso em que seu estômago começa a fazer…

13 horas ago

3 etapas para um arroz carreteiro de respeito

O arroz carreteiro é um prato tradicional da culinária brasileira, originado dos tropeiros e carreteiros…

13 horas ago

Semana de Moda Amazônica no Pátio Belém enfoca moda autoral e práticas sustentáveis

Coletivos indígenas e marajoaras, estilistas locais, novos criativos, além de estudantes de Moda e de…

1 dia ago

Ministério da Saúde: Caravana da Saúde percorre 27 municípios de 16 estados para controlar a dengue

O Ministério da Saúde concluiu mais uma semana da Caravana da Saúde, que percorreu 27…

1 dia ago

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA A Presidente da COOPERATIVA DOS PRODUTORES RURAIS DE PARAGOMINAS, COOPERURAIM, inscrita sob…

1 dia ago

3 maneiras diferentes de fazer cheesecake em casa

O cheesecake é uma sobremesa clássica, conhecida por sua cremosidade e sabor irresistível. Ele pode…

1 dia ago

This website uses cookies.