O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2024. Nesta edição, estão disponíveis 70 mil vagas, e pela primeira vez, haverá cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Como se inscrever
O MEC disponibilizou um guia detalhado para auxiliar os estudantes no processo de inscrição, que deve ser realizado pelo portal Fies Seleção. Confira o passo a passo:
Fies Social
Seguindo o modelo do último semestre, o Fies Social destinará 50% das vagas a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esses candidatos podem solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais, desde que o cadastro esteja atualizado conforme as exigências do edital.
Com a criação do Fies Social, regulamentado pela Resolução nº 58/2024, o MEC busca resgatar o caráter social do programa, priorizando estudantes de baixa renda e cumprindo um papel transformador na sociedade ao facilitar o acesso ao financiamento estudantil.
O que é o Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do MEC, instituída pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de financiar cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que aderiram ao programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Podem se inscrever no Fies estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, que obtiveram média aritmética nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. É necessário também possuir renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou recentemente, durante o Talks COP30, em Brasília, que…
Belém ganhou um novo espaço dedicado à cultura, à inovação e à economia criativa. Neste…
Enquanto o mundo converge para a COP30 em Belém, uma ação de impacto social ganha…
Na manhã desta terça-feira, Belém amanheceu com uma via transformada: a Avenida Duque de Caxias…
A capital paraense assume este mês um protagonismo incomum: a COP30, sediada em Belém, transforma…
O estado do Pará assumiu um papel de destaque na agenda ambiental ao marcar presença…
This website uses cookies.