A Prefeitura de Belém anunciou nesta quarta-feira, 2, o lançamento do programa Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência (IDPcD), uma iniciativa inovadora que visa a inclusão social das pessoas com deficiência (PcD), a ampliação de seus direitos no município. Além de transformar a acessibilidade e a garantia de conjunto de benefícios especiais para o público-alvo, a iniciativa vai fomentar parcerias com o setor privado.
Para o prefeito de Belém, Igor Normando, o lançamento do programa é um marco importante para a capital paraense. “A gente vai lançar a carteira IDPcD para que todos possam ter benefícios na nossa cidade. Você que é empresário, você que tem um negócio, você que presta serviço, inclusive para o governo ou a prefeitura, a tua participação é fundamental. Entra no site da Prefeitura, cadastra a tua empresa e vem ajudar a expandir cada vez mais a inclusão na nossa cidade”, convidou.
O programa vai possibilitar a criação da Carteirinha IDPcD e a criação de uma plataforma virtual, a ser desenvolvida pela Belém Digital e pela Secretaria Municipal de Inclusão e Cidadania (Semiac). A carteirinha vai possibilitar que o portador tenha acesso à descontos e benefícios exclusivos, enquanto a plataforma virtual vai concentrar os serviços essenciais e oportunidades de emprego para pessoas com deficiências, ofertados por empresas parceiras.
Um edital de chamamento voltado para as empresas interessadas em se tornarem parceiras do projeto foi divulgado hoje. A seleção está aberta para empresas de diversos setores que desejam colaborar com a inclusão social A inscrição para o chamado é gratuita e as empresas interessadas terão até o dia 15 de abril para se inscreverem na seleção.
Para participar, as empresas devem se comprometer a oferecer condições especiais de acesso aos seus serviços e produtos para os beneficiários da Carteira Integrada . Além disso, essas empresas também poderão se destacar no mercado como organizações socialmente responsáveis, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva.
“O Programa Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa que visa promover a inclusão social em Belém, oferecendo à população com deficiência acesso a serviços, descontos e oportunidades de emprego. A plataforma digital vai reunir benefícios e criar um ambiente de oportunidades reais, com o apoio dos parceiros da inclusão. A participação das empresas é fundamental para o sucesso do programa, que busca garantir direitos e igualdade para todos os cidadãos”, destacou a secretária Nay Barbalho, titular da Semiac.
A plataforma virtual vai funcionar como um hub de serviços, onde será possível acessar, de maneira prática e eficiente, todos os benefícios que foram firmados com as empresas parceiras. Com a plataforma pronta, será iniciado o processo de cadastro dos usuários. O público-alvo poderá realizar o cadastro online e, ao final, ter acesso à Carteirinha PcD, que será utilizada para acessar as ofertas e vantagens exclusivas disponibilizadas pelas empresas que aderiram ao programa.
A expectativa da Prefeitura de Belém é que o programa se torne um modelo de inclusão social para outras cidades e estados do Brasil . Com uma abordagem digital moderna, a Carteira Integrada da Pessoa com Deficiência promete ser uma ferramenta poderosa de transformação social, unindo a tecnologia com o compromisso de promover a igualdade de oportunidades para todos.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.