Meio Ambiente

Impulsionando a Transição Energética no Brasil: O Papel do Paten e do Fundo Verde

À medida que o ano legislativo se aproxima do fim, o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), autor do PL 5174/23, mantém a confiança na aprovação do Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). O Paten, uma iniciativa inovadora para incentivar investimentos em transição energética, está previsto para ser financiado pelo chamado Fundo Verde. Este fundo é composto por créditos tributários que as empresas têm junto à União, incluindo IPI, PIS/Pasep e Cofins.

O deputado Jardim vê o projeto como uma oportunidade para mobilizar recursos e acelerar o uso de energias renováveis, a produção de hidrogênio e o fortalecimento dos biocombustíveis. “Todas essas medidas aceleram a transição energética e podem acontecer mais rapidamente”, afirma.

Atualmente, o Paten está sob a relatoria de Marrussa Boldrin (MDB-GO). A expectativa é que o projeto seja colocado em pauta e votado ainda este ano. Jardim acredita que o Brasil pode ser o grande protagonista na transição energética e, de certa forma, já avançou nessa direção.

“Não há país desenvolvido que tenha uma matriz de energia mais rentável que o Brasil. Alguns dizem que a Noruega, um país pequeno, mas desenvolvido, teria 94% de sua energia de fontes renováveis. No Brasil, essa energia de fontes renováveis é de mais de 90%”, destaca o parlamentar.

No entanto, ele lembra que a Noruega sustenta essa produção de energia renovável com o dinheiro que recebe pela exploração do petróleo no Mar do Norte.

O Fundo Verde e a Competitividade Brasileira

O Fundo Verde tem como objetivo aumentar a competitividade do país sem aumentar a despesa pública. Enquanto os Estados Unidos e a União Europeia investem bilhões de dólares em incentivos para o desenvolvimento de projetos de substituição dos combustíveis fósseis e geração de energias renováveis, o Brasil não acompanha o ritmo de investimentos.

Apesar disso, o Brasil tem um potencial natural, como explica o professor de economia da Faap, Sillas Sousa. “Temos uma bacia hídrica gigantesca, temos vento, a matriz energética é uma tradição de inovação tecnológica. Nos anos 80, o Brasil foi o primeiro país do mundo a ter uma frota movida a etanol.”

A proposta é que o Fundo Verde seja o “fiador” das empresas e pague a conta em caso de uma eventual inadimplência. “Os desembolsos seriam muito pequenos e a segurança jurídica dessas transações aumentaria muito. Quando se tem segurança jurídica e garantia de crédito, a taxa de juros cai. É uma forma simples de promover investimentos em tecnologias renováveis, inovadoras. Uma saída simples e aparentemente eficiente”, explica o professor Sousa.

Segundo o texto do Paten, a gestão do Fundo Verde ficaria a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES). Com isso, o Brasil dá um passo importante para se tornar um protagonista na transição energética global, aproveitando seus recursos naturais e incentivando a inovação tecnológica.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

6 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

6 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

7 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

7 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

8 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

19 horas ago

This website uses cookies.