Geral

Ideflor-Bio e Conservação Internacional discutem novas parcerias para a Amazônia

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) reuniu-se em Belém, com a equipe da Conservação Internacional (CI), por meio do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (Amazon Sustainable Landscapes – ASL). Durante o encontro, foram apresentados os avanços das iniciativas desenvolvidas até o momento e discutidas novas possibilidades de parceria entre as instituições.

A reunião contou com a presença do presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, do diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação, Ellivelton Carvalho, da diretora de Gestão das Florestas Públicas de Produção, Ana Claudia Simoneti, e do diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal, Vicente Neto. Entre os temas debatidos, destacaram-se o Projeto CSI (Paisagens Sustentáveis da Amazônia, Restaurante Amazônia, Floresta para o Bem-Estar e Bezos BEF), além de ações para fortalecer a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais no Pará.

O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, enfatizou a importância da parceria com a Conservação Internacional e os benefícios gerados para a gestão ambiental no estado. “A cooperação com a CI tem sido estratégica para aprimorar a governança ambiental e implementar ações concretas que garantam a conservação da floresta e o desenvolvimento sustentável. Os resultados já alcançados demonstram o potencial dessa parceria e nos motivam a expandi-la para beneficiar ainda mais comunidades e áreas protegidas”, destacou.

Destaques

Entre os avanços conquistados por meio da ASL, Ellivelton Carvalho ressaltou o suporte fornecido para a elaboração do Plano de Gestão da Floresta Estadual (Flota) do Iriri, além da doação de equipamentos essenciais para as atividades de monitoramento, como computadores, máquinas fotográficas, câmeras GoPro, binóculos de alta precisão e GPS. “Esses recursos foram fundamentais para fortalecer a gestão da unidade e aprimorar nossas atividades de fiscalização e conservação. Além disso, conseguimos catalogar 24 viveiros na região do Xingu e produzir uma cartilha técnica para apoiar a produção de mudas na região”, explicou.

O projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) tem como princípio a integração de esforços para a conservação da floresta e o desenvolvimento sustentável da região. A iniciativa busca fortalecer as políticas ambientais nos estados amazônicos, promovendo ações que conciliem a proteção da biodiversidade com o crescimento econômico e o bem-estar das comunidades locais. A colaboração entre governos, sociedade civil e instituições internacionais é vista como essencial para reduzir o desmatamento e preservar os serviços ecossistêmicos que a floresta fornece para o Brasil e o mundo.

Avanços

O coordenador do Projeto ASL, Renato Rodrigues, ressaltou os impactos positivos da parceria com o Ideflor-Bio na gestão de áreas protegidas e no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis. “Essa colaboração tem possibilitado avanços significativos na gestão ambiental, desde a elaboração de estudos técnicos para unidades de conservação até o apoio direto a comunidades locais, com instalação de viveiros, barcaças para beneficiamento de cacau e capacitações para coleta de sementes e produção de mudas”, afirmou.

A expectativa é de que novas iniciativas sejam consolidadas a partir do diálogo entre as instituições. “O comprometimento técnico e institucional do Ideflor-Bio tem sido fundamental para integrar políticas ambientais e o desenvolvimento sustentável. Ao fortalecer essa cooperação, podemos ampliar as áreas beneficiadas e gerar impactos ainda mais duradouros para a conservação da Amazônia paraense”, concluiu Rodrigues.

A expectativa é que as novas ações a serem desenvolvidas ampliem os benefícios para a biodiversidade e para as populações que dependem diretamente dos recursos naturais da floresta. Com os resultados positivos já alcançados, o encontro reforçou o compromisso do Ideflor-Bio e da Conservação Internacional em unir esforços para garantir um futuro sustentável para a Amazônia.

Recent Posts

Açaí paraense conquista novos mercados globais em 2025

O açaí, fruto símbolo da Amazônia e parte essencial da identidade alimentar do Pará, ultrapassou…

2 horas ago

4 formas fáceis de tirar manchas de caneta da parede sem estragar a pintura

Você já passou pelo susto de ver uma parede branca novinha riscada por canetas coloridas?…

3 horas ago

O Miriti que reinventa tradições e conecta gerações no Círio

O miriti, madeira leve extraída da palmeira amazônica Mauritia flexuosa, atravessa séculos como símbolo cultural…

3 horas ago

Como criar arranjos elegantes com antúrios brancos para harmonia no lar

Imagine entrar em casa e ser recebido por flores que parecem ter sido desenhadas à…

13 horas ago

Trilhos ocultos revelam a modernização esquecida no Parque do Utinga

Entre árvores centenárias e o silêncio que domina o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna,…

19 horas ago

Exposição no Sesc revela histórias e rituais do povo Krahô

O Sesc Ver-o-Peso recebe, até novembro, a exposição “Festa do Peixe e da Lontra –…

21 horas ago

This website uses cookies.