Geral

Ideflor-Bio discute ações para fortalecer preservação em unidades do Araguaia

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu a primeira reunião ordinária do Conselho Gestor do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, nos dias 16 e 17 de agosto. O encontro reuniu representantes de instituições governamentais, da sociedade civil e de comunidades locais para discutir estratégias voltadas ao fortalecimento da preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável na região.

Equipe do Ideflor-Bio e conselheiros discutiram estratégias de sustentabilidade Foto: Divulgação

20O Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e a APA Araguaia são áreas de extrema importância para a manutenção da biodiversidade e a proteção dos recursos naturais. Localizadas em São Geraldo do Araguaia, município da região Sudeste, as duas Unidades de Conservação (UCs) abrigam diversas espécies da fauna e flora, além de serem fundamentais para a defesa dos ecossistemas locais e a garantia da qualidade de vida das comunidades que dependem dessas áreas.

Durante a reunião foram abordados diversos temas relevantes para a gestão das UCs, como a fiscalização e o combate ao desmatamento ilegal e incêndios, regularização fundiária, promoção do turismo sustentável e valorização das comunidades tradicionais. Também foram apresentados os desafios e avanços alcançados até o momento, além de serem discutidas metas e ações para a conservação ambiental na região.

Área integrante da APA Araguaia Foto: Ascom Ideflor-Bio

Segundo o diretor de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio, Clésio Santana, o Conselho Gestor tem uma função importante na tomada de decisões estratégicas. “A reunião foi um momento fundamental para a participação ativa dos diversos atores envolvidos na gestão das UCs. É através do diálogo e da construção conjunta que podemos garantir a efetividade das ações e a preservação do patrimônio natural”, afirmou.

Envolvimento – Também foi ressaltada a importância da participação das comunidades locais na gestão das áreas protegidas. As vozes das comunidades tradicionais, povos indígenas e demais interessados são fundamentais para a construção de soluções conjuntas e a valorização dos saberes ancestrais relacionados à conservação ambiental.

A gerente da Região Administrativa do Araguaia, Laís Mercedes, ressaltou que o Conselho Gestor propõe diretrizes e ações para compatibilizar, integrar e otimizar a relação com a população do entorno ou do interior da unidade, respeitando a legislação ambiental estadual e federal. “Com a participação ativa de diversos setores da sociedade, a expectativa é que sejam construídas soluções conjuntas e efetivas para garantir a conservação da biodiversidade e o bem-estar das comunidades locais”, enfatizou.

Ao final da reunião, foi evidenciada a necessidade de fortalecer a fiscalização e o monitoramento das Ucs e de investimentos em atividades de educação ambiental e capacitação das comunidades. A busca por parcerias e recursos também foi destacada como uma estratégia fundamental para a implementação das ações de conservação.

admin

Recent Posts

4 estilos para cabelo crespo curto com personalidade

Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…

2 dias ago

4 truques para deixar cabelos crespos mais hidratados e macios

Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…

3 dias ago

No primeiro trimestre, Brasil recebe 3,7 milhões de turistas internacionais e acumula recordes em 2025

O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…

3 dias ago

Guia do consumidor auxilia população de Belém na compra do pescado

Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…

3 dias ago

Pará inaugura o maior e mais diverso parque de bioeconomia do Brasil: inovação com raízes na floresta

A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…

3 dias ago

Cazaquistão descobre megadepósito de terras raras e pode mudar cenário geopolítico global

O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…

3 dias ago

This website uses cookies.