Saúde

Hospital Regional da Transamazônica fecha 1º semestre acima de 99% de aprovação

Com 99,27% de aprovação dos pacientes e acompanhantes, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, fechou o primeiro semestre de 2025 com um dos melhores índices de satisfação do usuário entre as unidades públicas do Pará. O dado é resultado do monitoramento mensal realizado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com base em opiniões coletadas entre janeiro e junho deste ano.

Atendimento aprovado por quem mais precisa

Casos como o de José Alberto Moura, 57 anos, ilustram a qualidade percebida na unidade. “Aqui é uma bênção, uma maravilha. O atendimento é bom, graças a Deus”, relatou o paciente, que esteve internado para realizar exames e acompanhamento pré-operatório.

Oziane Costa, diagnosticada com câncer de útero, também destaca a boa experiência. “Toda vez que eu venho fazer minhas consultas, mostrar meus exames e passar pelo médico, é um atendimento ótimo. Não tenho o que reclamar”. Jacinto da Silva, 67 anos, em tratamento da próstata, reafirma: “O atendimento é muito bom, toda vez que venho sou sempre bem atendido por todos”.

Pesquisa de satisfação é rotina na unidade

Coordenadora do SAU, Thais Costa Oliveira ressalta que os dados de satisfação são coletados diariamente e consolidados mensalmente. “Quando realizamos a pesquisa de satisfação e recebemos esse feedback de que prestamos um bom atendimento, é muito satisfatório”, afirmou.

Ela destaca ainda o trabalho integrado das equipes de enfermagem, corpo clínico e multiprofissional, aliado à estrutura e ao acolhimento, como diferenciais da unidade. O HRPT possui selo de “Acreditação de Excelência”, o que reforça sua posição como referência em atendimento humanizado na região.

Humanização é prioridade no atendimento

A enfermeira assistencial Rafaela Carvalho, da Clínica Cirúrgica, afirma que o cuidado com o paciente é pensado desde a identificação até o acompanhamento pós-operatório. “Esses critérios que a gente usa, desde a pulseira até a identificação do beira-leito, as comorbidades, a dieta e tudo o que o paciente vai precisar, desencadeia no sucesso”, explicou.

Para o agricultor José Viana, 61 anos, em tratamento contra câncer no esôfago, a experiência na unidade tem sido positiva. “Impressão maravilhosa, para mim está sendo muito bom”, disse.

Evolução dos índices reforça confiança

Nos últimos três anos, o índice de satisfação do HRPT aumentou em quatro pontos percentuais, passando de 95,46% em 2023 para 99,46% em 2024. O diretor administrativo do hospital, Fillipe Okada, enfatiza o compromisso da equipe com a qualidade do atendimento.

“Alcançar este resultado de aprovação nos enche de orgulho, mas também reforça o nosso compromisso com a excelência no cuidado à saúde”, afirmou. “Para a população, traduz-se em confiança e tranquilidade. Saber que o hospital entrega um atendimento humanizado, eficiente e resolutivo faz toda a diferença para quem mais precisa do sistema público de saúde”.

Como avaliar o atendimento

Os usuários podem registrar opiniões diretamente no SAU, localizado próximo ao Ambulatório e recepção principal, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Também há urnas e questionários distribuídos nos corredores do hospital. Além disso, o contato pode ser feito pela Ouvidoria-Geral do SUS, pelo telefone 0800 275 0620 (com funcionamento via WhatsApp).

Referência regional com estrutura de excelência

Inaugurado em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica é referência para nove municípios da região e atende a uma população estimada em mais de 500 mil pessoas. A unidade oferece 97 leitos distribuídos entre clínicas médica, cirúrgica, pediátrica, ginecológica e obstétrica, além de UTIs adulto, pediátrica e neonatal, e berçário para bebês de alto risco.

Recent Posts

Belém amplia conectividade com 40 novas antenas para COP30 e legado digital

A cidade de Belém se prepara para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre…

18 horas ago

Falência da BBF expõe crise da bioenergia na Amazônia e insegurança jurídica no Pará

A Brasil BioFuels (BBF), uma das maiores companhias de biocombustíveis da Amazônia, teve sua falência…

18 horas ago

Donas de casa descobriram como clarear panos de prato encardidos sem cloro

Você já tentou lavar aquele pano de prato encardido, esfregou com sabão, deixou de molho,…

4 dias ago

Belém vira palco global da Amazônia e da música

Em novembro, a floresta amazônica se tornará protagonista de uma celebração inédita. Pela primeira vez…

5 dias ago

Detran-PA conquista o Selo Bicicleta Brasil 2025

O reconhecimento concedido ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) com o Selo…

5 dias ago

Porto de Outeiro e nova ponte preparam Belém para receber o mundo na COP30

Nos próximos dias, Belém receberá duas obras que simbolizam a transformação urbana e logística em…

5 dias ago

This website uses cookies.