Localizado em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), unidade que compõe a rede de saúde pública do Governo do Pará, avança em implementações tecnológicas, atividades voltadas para uma rápida assistência e sustentabilidade. Em 2024, mais de 669 mil atendimentos foram realizados.
A marca confirma o compromisso da unidade em ofertar ainda mais qualidade no cuidado prestado, com respeito à vida, principal pilar da visão estratégica do hospital.
“Os excelentes números reforçam o compromisso da gestão em entregar uma assistência cada vez mais qualificada aos paraenses, garantindo que todos consigam lidar com seus diagnósticos de forma amena, rápida e mais segura possível”, diz o diretor executivo do HMUE, Marcelo Azevedo.
Entre os principais números figuram: 16.859 cirurgias; 295.461 exames laboratoriais; 221.595 atendimentos de Apoio, Diagnostico e Terapêutico; 22.911 consultas ambulatoriais; 44.611 atendimentos do Serviço Social; 17.200 atendimentos de Urgência/Emergência e outros.
Modernização – Logo no início do ano, em março, o centro cirúrgico da unidade foi modernizado. Entre as novidades estão uma torre de vídeo de alta resolução, seis novas mesas cirúrgicas elétricas, equipamentos avançados que garantem conforto e ainda mais segurança para o paciente em processo cirúrgico, dois aparelhos de autoclave, utilizados para esterilizar materiais, e um microscópio de última geração, para mais precisão durante a realização de cirurgias graves em cabeça, coluna, bucomaxilofacial e outras especialidades.
Ineditismo – Em agosto de 2024, o Centro de Medicina Hiperbárica, um avanço tecnológico nos tratamentos de feridas com difícil cicatrização, foi entregue para a população assistida.
Cinco câmaras hiperbáricas, de uso individual, para utilização terapêutica de oxigênio em alta pressão, maior eficácia do tratamento de feridas de difícil cicatrização, infecções graves, lesões por queimaduras e outras condições estão disponíveis.
Rosiani Valente, de 51 anos, celebra cada melhora conquistada pelo irmão, internado há mais de dois meses. “O tratamento é maravilhoso. Se não fosse por aqui, demoraria muito para ele ter a cicatrização devida. Parabenizo a todos que fizeram com que esse tratamento fosse possível aqui, por ter olhado por nós, pessoas com baixa renda. Vejo a melhora não só do meu irmão, mas também de muitas pessoas beneficiadas com o tratamento”, comemora.
Início de cirurgia de escoliose – Já em novembro, o HMUE passou a realizar cirurgias para correção de escoliose idiopática, deficiência que agrega curvatura exagerada em um lado da coluna em crianças, jovens e adultos.
Moradora de Belém, Elaine de Souza, de 35 anos, é mãe da primeira paciente submetida ao procedimento, uma jovem de 15 anos. Ela credita à cirurgia o fim do sofrimento. Isso porque a filha passava por bullying e estava perdendo a vontade de estudar.
“Esse, sem dúvidas, foi o meu maior presente no ano que passou. Ela sofria bullying e nem queria mais estudar. Fiquei surpresa pela forma como fomos recebidas aqui, com tanto carinho e humanização. Ela fez o procedimento, foi um sucesso e hoje ela está levando uma vida normal e feliz. Vida totalmente nova”, pontua.
Segurança sustentável – Em novembro, a gestão do Metropolitano, passou a usar fontes de energia solar e eólica, que funcionam em conjunto com as centrais hidrelétricas.
Em um mês, a implementação garantiu 39% de economia. Além de ser menos poluente, a adoção de um sistema com energia solar, eólica e hidrelétrica ratifica a gestão de excelência no atendimento sustentável.
Estrutura – Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Metropolitano é referência no atendimento a politraumatismo e queimaduras. A unidade dispõe de 213 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.