Horta Hospitalar do HGT – Símbolo de Sustentabilidade, Saúde e Educação

Supervisionada pela comissão, a horta é um projeto dinâmico que vai além de um simples espaço de cultivo. Além de ser uma fonte de alimentos frescos, desempenha um papel crucial na reabilitação e no bem-estar dos pacientes atendidos pelo HGT, graças à prática de Hortoterapia.

O Envolvimento Estudantil

Emanuelle Campiolo, presidente da Comissão de Sustentabilidade, explica que a manutenção e revitalização periódica da horta são conduzidas por alunos do curso de Agropecuária da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e pelos participantes da comissão.

Os estudantes aplicam as experiências adquiridas em sala de aula para a gestão sustentável do espaço. O envolvimento estudantil não apenas fortalece a parceria entre o HGT e a comunidade acadêmica, mas também contribui significativamente para a educação prática em agricultura natural.

A Biodiversidade da Horta

No espaço, são cultivados diversos vegetais, incluindo couve, jambu, alface, tomate, cheiro verde, coentro e abóbora. Essa variedade não apenas enriquece as opções alimentares no HGT, mas também contribui para a promoção da biodiversidade local.

A Prática da Hortoterapia

A inovação na utilização da horta se estende além do cultivo. A prática da Hortoterapia, supervisionada pela equipe de fisioterapia, se mostrou benéfica para os pacientes. Participar ativamente do processo de cuidado das plantas, desde regar até mexer na terra, oferece uma forma terapêutica de promover a saúde mental e emocional dos pacientes em tratamento.

A Alimentação Saudável

Os alimentos cultivados são incorporados à alimentação dos pacientes e colaboradores do HGT. Essa prática não apenas garante a oferta de alimentos frescos e saudáveis, mas também reduz a dependência de produtos industrializados, promovendo uma dieta equilibrada e nutritiva.

Reconhecimento e Premiação

Em 2023, o HGT participou da competição de sustentabilidade “Guardião Azul”, iniciativa promovida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). O hospital conquistou o primeiro lugar e foi premiado em reconhecimento às suas práticas sustentáveis exemplares.

“No cenário em constante evolução da saúde e do meio ambiente, a Horta do HGT permanece como uma testemunha viva do potencial de mudança positiva que pode ser alcançado quando a preocupação com a sustentabilidade é integrada às práticas cotidianas de um hospital”, finalizou Campiolo.

Recent Posts

Por que tantas pessoas queimam folha de louro nas sextas-feiras?

É só chegar o fim da semana para que uma cena se repita em muitos…

11 horas ago

Capacitação em manejo de sementes florestais fortalece políticas de restauração no Pará

O Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, recebeu a Oficina Manejo de Sementes…

23 horas ago

Prefeitura entrega mais de 350 novos boxes no Ver-o-Peso

Na manhã desta terça-feira (29) a Prefeitura de Belém entregou mais de 350 boxes completamente revitalizados,…

23 horas ago

Caixa conclui distribuição de quase R$ 13 bilhões de lucro do FGTS

Os trabalhadores com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terminaram de…

24 horas ago

Simpatia com vela azul traz calma e clareza antes de decisões

Tomar decisões difíceis nunca é fácil. Seja um dilema profissional, uma crise no relacionamento ou…

2 dias ago

Paragominas sedia o 1º Fórum Industrial objetivando conexões e desenvolvimento e sustentável

A cidade de Paragominas, conhecida por sua pujança no agronegócio, está prestes a sediar um…

2 dias ago

This website uses cookies.