Geral

Helder Barbalho Participa do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal no Acre

 

O governador Helder Barbalho está presente nesta sexta-feira, 12, no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado em Rio Branco, Acre. O evento congrega 54 secretários de estados, nove governadores e ministros do Governo Federal para abordar questões cruciais relacionadas à região amazônica, como queimadas, desmatamentos e delitos transfronteiriços.

Representando o Pará, estão presentes no encontro os secretários Mauro O’de Almeida, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); José Cristiano Nunes, adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF); Giovanni Corrêa Queiroz, chefe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap); Bruno Kono, do Instituto de Terras do Pará (Iterpa); e Úrsula Vidal, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Participam do fórum, em nome do Governo Federal, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Clima; o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O fórum será um momento relevante para articular políticas e ações que visem o desenvolvimento sustentável da região, reafirmando o compromisso dos estados com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais”, antecipa José Cristiano Martins Nunes, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), sobre as expectativas para o evento. Na pauta, estão previstas discussões sobre recursos do Fundo Amazônia e o Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas.

No primeiro dia, 11, foram realizadas reuniões das câmaras setoriais, visitas técnicas e plenárias sobre eventos climáticos extremos. O segundo dia incluirá uma Assembleia Geral dos Governadores e reuniões com presidentes dos Tribunais de Justiça da Região Norte, além de uma reunião governamental para discutir informes gerais, agenda política e assinaturas de cooperação.

Além dos debates e reuniões, o fórum também contempla momentos culturais e de lazer, como apresentações artísticas e um circuito cultural pelo Acre. O objetivo principal é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais. O fórum representa um passo significativo na construção de políticas públicas eficazes para a maior floresta tropical do mundo.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

2 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

2 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

3 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

3 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

4 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.