O governador Helder Barbalho está presente nesta sexta-feira, 12, no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, sediado em Rio Branco, Acre. O evento congrega 54 secretários de estados, nove governadores e ministros do Governo Federal para abordar questões cruciais relacionadas à região amazônica, como queimadas, desmatamentos e delitos transfronteiriços.
Representando o Pará, estão presentes no encontro os secretários Mauro O’de Almeida, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); José Cristiano Nunes, adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF); Giovanni Corrêa Queiroz, chefe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap); Bruno Kono, do Instituto de Terras do Pará (Iterpa); e Úrsula Vidal, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Participam do fórum, em nome do Governo Federal, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças do Clima; o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“O fórum será um momento relevante para articular políticas e ações que visem o desenvolvimento sustentável da região, reafirmando o compromisso dos estados com a preservação do meio ambiente e o bem-estar das comunidades locais”, antecipa José Cristiano Martins Nunes, secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), sobre as expectativas para o evento. Na pauta, estão previstas discussões sobre recursos do Fundo Amazônia e o Plano de Mitigação das Mudanças Climáticas.
No primeiro dia, 11, foram realizadas reuniões das câmaras setoriais, visitas técnicas e plenárias sobre eventos climáticos extremos. O segundo dia incluirá uma Assembleia Geral dos Governadores e reuniões com presidentes dos Tribunais de Justiça da Região Norte, além de uma reunião governamental para discutir informes gerais, agenda política e assinaturas de cooperação.
Além dos debates e reuniões, o fórum também contempla momentos culturais e de lazer, como apresentações artísticas e um circuito cultural pelo Acre. O objetivo principal é buscar soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios da Amazônia Legal, consolidando esforços em prol do desenvolvimento econômico e social da região, sempre com o compromisso de preservação ambiental e respeito às comunidades locais. O fórum representa um passo significativo na construção de políticas públicas eficazes para a maior floresta tropical do mundo.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.